A Sencinet, integradora de soluções de infraestruturas de rede e serviços em nuvem, passou a utilizar a tecnologia de hiperconvergência da Nutanix, fornecedora global de nuvem privada, computação híbrida e multicloud.
Com 400 clientes no Brasil, incluindo companhias aéreas, bancos, varejo e serviços essenciais que precisam estar disponíveis e operando perfeitamente 24 horas, e atuação em mais 14 países na América Latina, a Sencinet concluiu a implantação de 17 nós da plataforma Nutanix em outubro de 2021, somando à infraestrutura de operação composta por data centers, redes de fibra óptica e satélites, capazes de prover conexão contínua e segura em toda a região, inclusive em lugares remotos. Suas soluções abrangem portabilidade de aplicações, dados e licenças entre várias nuvens, sejam elas privadas ou públicas.
Segundo Danilo Silva, gestor de produtos de nuvem híbrida da Sencinet, as soluções específicas para segurança já embutidas na plataforma Nutanix gerindo aplicação e dados, como o Nutanix Flow, permite a microssegmentação como forma de neutralizar rapidamente uma ameaça. Em caso de suspeita de ataque hacker a um cliente, como exemplo, é possível tirar a máquina da rede e fazer uma análise forense do ambiente, em um minuto ou menos.
“Não tivemos nenhum ataque ou tentativa na plataforma Nutanix. Por outro lado, tivemos uma tentativa de ataque em um de nossos clientes em outra plataforma. Nesse caso, para tirar o serviço afetado do ar, foi preciso paralisar o funcionamento de um grande número de servidores e de uma série de serviços, com a participação do cliente na tomada de decisão, claro. Tudo isso gerou um grande impacto operacional. Se esse cliente estivesse operando em ambiente Nutanix, teríamos a capacidade de tirar só aquela máquina da rede em dois minutos, subi-la rapidamente no DR (recuperação de desastres) e retomar a operação com grande facilidade”, explica Danilo Silva, completando que toda parte de DR ofertada pela Sencinet é baseada em Nutanix.
Mais Notícias RTI
Objetivo é ajudar os provedores a rentabilizar os investimentos em data centers.
29/07/2025
Operadora irá interligar o novo hub de Recife aos principais pontos de tráfego do país.
28/07/2025
Parceria leva infraestrutura de rede com alta performance e inteligência analítica.
28/07/2025