A fase atual das empresas de TI é de realinhamento e este movimento deve se estender por 6 a 11 meses em relação ao início da pandemia da Covid-19. “O realinhamento vai levar mais tempo e exigir mais atenção das organizações, que vão precisar adequar seus gastos para atender às principais necessidades durante esse período”, afirmou Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria em Enterprise da IDC Brasil. Por conta disso, 53% das empresas na América Latina devem diminuir os investimentos em TI no segundo trimestre de 2020. No ano, esse índice cai para 50%.

A IDC prevê a retomada e o estabelecimento do ’novo normal’ a partir do primeiro trimestre de 2021. “A crise atual deve continuar por mais 3 ou 5 meses e, no final do ano, já vamos ter superado a fase mais grave”, afirma. Segundo ele, agora é preciso se concentrar no que traz retorno e resiliência ao negócio e no que engaja os clientes.

Para a IDC, no primeiro trimestre de 2020 a maioria das categorias de tecnologia experimentou a calmaria antes da tempestade. Um exemplo são as remessas de PCs, que cresceram 4% na América Latina e 16% no Brasil, em comparação com 2019. De acordo com Ramos, muitas empresas de tecnologia relataram aumento sólido de receitas de janeiro a março deste ano.

Para lidar com os desafios que surgem com a pandemia, a IDC afirma que 62,8% das empresas no Brasil estão empregando um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável, 52,4% estão conectando organizações e indivíduos, independentemente de sua localização, situação ou contexto, 40% estão garantindo resiliência na infraestrutura digital e 38,7% gerando confiança nos clientes. “Consumidores e empresas estão priorizando dispositivos como notebooks e tablets, que lhes permitem trabalhar e aprender remotamente”, afirma Ramos. Ainda, 66% das empresas acreditam que os modelos operacionais precisarão ser ativados digitalmente para levar em conta mais automação e soluções sem contato, 66% das empresas afirmam que o trabalho em casa será adicionado ou expandido na política de RH e 62% afirmam que o modelo de engajamento do cliente (incluindo vendas e suporte) precisará ser expandido em canais digitais e de autoatendimento.

No mercado de telecomunicações na América Latina, as oportunidades de receita estão em UCaaS, gestão Multicloud, segurança, SD-WAN e conteúdo de vídeo.

Na era pós-covid-19, a IDC aponta a nuvem híbrida como tendência mais importante na América Latina, especialmente em cargas de trabalho críticas. Os investimentos se concentrarão em garantir a continuidade dos negócios no curto prazo e em acelerar iniciativas de transformação digital no médio prazo. "Os provedores de nuvem se tornarão mais influentes no data center e as empresas aumentarão o uso da nuvem pública durante a pandemia, aproveitando sua flexibilidade e escalabilidade", explica o gerente de pesquisa e consultoria em Enterprise da IDC Brasil.

O impacto imediato está na segurança da rede, especificamente nas soluções que fornecem conexões e acesso seguros. As organizações que aumentarem seu consumo na nuvem provavelmente também exigirão soluções de segurança baseadas na nuvem, menos complexas para implantar e integrar e em conformidade com a distância social entre profissionais de segurança cibernética e equipe de TI.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024