Com as dificuldades de logística internacional via marítima, uma opção pode ser o transporte aéreo. A Asia Shipping, multinacional brasileira especializada na integração de cargas, fretou um cargueiro Boeing 777 e transportou cerca de 90 toneladas de conversores de sinal 3G/5G da China para um cliente no Brasil. A carga foi enviada de Shenzhen para Hong Kong via caminhão. De Hong Kong seguiu para São Paulo – SP em um voo charter fretado unicamente para esse volume. Anteriormente a companhia já havia transportado cerca de 14 toneladas do mesmo projeto, porém em voo cargueiro convencional. 

“Normalmente, para transportar todo o volume do projeto seriam necessários aproximadamente 7 a 10 voos, o que iria estender a operação entre 4 e 5 semanas”, diz Damian Morando, Diretor de Procurement da Asia Shipping.

Para Rafael Dantas, diretor de vendas da companhia, a prioridade era fugir dos gargalos logísticos existentes na aviação e garantir a segurança da carga. “Devido à delicadeza do projeto, vimos muitas vantagens em utilizar o voo charter. O cliente necessitava de um transporte rápido, eficaz e seguro. No charter, além de evitar atrasos e possuir um tempo de trânsito menor, conseguimos garantir a segurança, principalmente no manuseio da carga”, explica.

Outro detalhe importante é o custo da operação. O frete de um charter é relativamente diferente de um voo convencional, uma vez que a aeronave inteira é fretada e não um espaço. Porém, quando somadas as vantagens de todo o processo, pode ficar mais vantajoso. “Neste sistema conseguimos diminuir muito a quantidade de processos e o número de tarifas para liberação da carga caem muito”, comenta Morando.

Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias para importação e exportação, utilizando diversos modais, como aéreo, marítimo e rodoviário.
 



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024