A FiBrasil, operadora brasileira de redes neutras, está anunciando uma parceria com a Padtec, especializada em sistemas de comunicações ópticas, com foco na gestão da operação de suas redes de comunicação. Os serviços incluem monitoramento e suporte técnico, por meio do NOC - Centro de Operações de Rede da Padtec.

Para Atila Branco, CTIO da FiBrasil, o acordo vai ao encontro da meta da operadora de triplicar o número de municípios cobertos até o final deste ano. A FiBrasil é uma joint venture que atua na construção, operação e comercialização de rede neutra de fibra óptica para provedores de Internet e operadoras de telecomunicações que desejam expandir sua cobertura no país.

“Nossa cobertura atual é de aproximadamente 70 cidades, sendo que a meta é chegar a 200 municípios até o final de 2022”, destaca Branco. Localizado em sua sede em Campinas, SP, o NOC da Padtec oferece serviços de monitoramento e suporte remoto da rede, disponíveis 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Os serviços são prestados por técnicos especializados que dispõem de uma infraestrutura com recursos como sistemas de dupla abordagem de fibra óptica e de proteção contra incêndio, UPS e geradores, com a possibilidade de definir acordos de nível de serviço (SLAs) adequados às necessidades e requisitos - bem como à capacidade de investimento – de cada provedor.

O serviço de NOC da Padtec contratado pela FiBrasil faz parte da unidade de negócios da empresa, que conta, atualmente, com 40 pontos de presença distribuídos pelo Brasil, Argentina e Colômbia. A proposta é ajudar e impulsionar o negócio dos provedores que atuam no mercado de banda larga, por meio da otimização dos recursos de suas redes. “Com a oferta de uma solução completa de serviços de telecomunicações, que envolve desde o planejamento do sistema até a instalação, operação e manutenção das redes, agregamos valor à nossa entrega e proporcionamos mais segurança aos clientes”, enfatiza Carlos Raimar, CEO da Padtec.
 



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025