Desde sua inauguração, em outubro de 1993, o Beiramar Shopping, localizado no centro de Florianópolis, SC opera com o sistema de automação predial Metasys da Johnson Controls, especializada em edificações inteligentes. Com a automação com controles padronizados e flexíveis, adicionada ao processo de retrofit realizado, a edificação obtém ganhos importantes em eficiência energética, monitoramento expandido e assertividade na tomada de decisões críticas.

“Já naquela época os investidores tiveram essa visão e acreditaram em um sistema de automação como fator de economia e funcionalidade do empreendimento”, ressalta Fritz Gerhard Göhring, gerente operacional do Beiramar desde o início das operações.

Em 2020, a administração do Beiramar assinou um contrato com a Johnson Controls para atualização do software de gerenciamento do Metasys, incluindo a manutenção de todo o sistema de automação do shopping, que monitora, em operação 24x7, a central de água gelada (chillers) e os sistemas de climatização e ventilação (fancoils), iluminação, exaustão, intrusão e utilidades. “Esse upgrade oferece telas mais modernas e uma planta do empreendimento atualizada, assim o cliente tem maior e melhor visibilidade operacional daquilo que está sendo monitorado em campo”, explica Advan Rocha, gerente de operações e serviços da Johnson Controls.

A implementação de uma versão mais avançada do Metasys permitiu ainda a descentralização do acesso ao controle do sistema, antes feito exclusivamente na central de operações do shopping. “Com a atualização do software, agora é possível interagir com a plataforma de automação diretamente da minha mesa”, comenta Fritz. Ele acredita que essa mudança democratizou o acesso às informações e agilizou as tomadas de decisão. “As equipes técnicas também conseguem visualizar o funcionamento dos ambientes a partir da sala de manutenção, podendo agir mais rapidamente em situações de emergência”, completa.

Com 87 mil m2 de área construída e 210 lojas, o shopping conta atualmente com mais de 5600 pontos monitorados e operados pelo Metasys, integrado a chillers via protocolos de comunicação N2 e Bacnet, que suportam diversos tipos de aplicações e equipamentos com e sem fio. Além disso, compõem a estrutura um servidor de dados, duas gerenciadoras e mais de 120 controladores de campo que operam de forma ininterrupta desde 1993.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024