Desde sua inauguração, em outubro de 1993, o Beiramar Shopping, localizado no centro de Florianópolis, SC opera com o sistema de automação predial Metasys da Johnson Controls, especializada em edificações inteligentes. Com a automação com controles padronizados e flexíveis, adicionada ao processo de retrofit realizado, a edificação obtém ganhos importantes em eficiência energética, monitoramento expandido e assertividade na tomada de decisões críticas.

“Já naquela época os investidores tiveram essa visão e acreditaram em um sistema de automação como fator de economia e funcionalidade do empreendimento”, ressalta Fritz Gerhard Göhring, gerente operacional do Beiramar desde o início das operações.

Em 2020, a administração do Beiramar assinou um contrato com a Johnson Controls para atualização do software de gerenciamento do Metasys, incluindo a manutenção de todo o sistema de automação do shopping, que monitora, em operação 24x7, a central de água gelada (chillers) e os sistemas de climatização e ventilação (fancoils), iluminação, exaustão, intrusão e utilidades. “Esse upgrade oferece telas mais modernas e uma planta do empreendimento atualizada, assim o cliente tem maior e melhor visibilidade operacional daquilo que está sendo monitorado em campo”, explica Advan Rocha, gerente de operações e serviços da Johnson Controls.

A implementação de uma versão mais avançada do Metasys permitiu ainda a descentralização do acesso ao controle do sistema, antes feito exclusivamente na central de operações do shopping. “Com a atualização do software, agora é possível interagir com a plataforma de automação diretamente da minha mesa”, comenta Fritz. Ele acredita que essa mudança democratizou o acesso às informações e agilizou as tomadas de decisão. “As equipes técnicas também conseguem visualizar o funcionamento dos ambientes a partir da sala de manutenção, podendo agir mais rapidamente em situações de emergência”, completa.

Com 87 mil m2 de área construída e 210 lojas, o shopping conta atualmente com mais de 5600 pontos monitorados e operados pelo Metasys, integrado a chillers via protocolos de comunicação N2 e Bacnet, que suportam diversos tipos de aplicações e equipamentos com e sem fio. Além disso, compõem a estrutura um servidor de dados, duas gerenciadoras e mais de 120 controladores de campo que operam de forma ininterrupta desde 1993.



Mais Notícias RTI



Lenovo investirá R$ 60 milhões em centro de P&D em 5G em Natal

Instalação ficará no Parque Tecnológico Metrópole Digital, dentro do campus da UFRN.

08/08/2022



Telco Transformation LATAM acontece em formato presencial no Rio de Janeiro

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de agosto. Leitores da RTI têm desconto.

09/08/2022