A AdylNet, provedora com sede em Nova Prata, RS, com uma rede óptica de mais de 22 mil quilômetros, está investindo na construção de uma rede de comunicação de alta capacidade interligando as capitais São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre e cidades-chaves do interior gaúcho. E adotou a linha de transponders de 800 Gbit/s (até 400 Gbit/s por canal óptico) da Padtec.

A operadora atende atualmente mais de 50 mil usuários residenciais, corporativos e atacado. A decisão de modernizar sua infraestrutura de rede faz parte da estratégia da empresa de atender às demandas crescentes por banda e novos serviços, nas regiões em que atua. “O objetivo é construir uma rede à prova de futuro, utilizando soluções capazes de prepará-la para atender às demandas atuais e que ainda virão. É o caso dos transponders de 800 Gbit/s da Padtec, por exemplo”, destaca Silvio Seganfredo, diretor técnico da AdylNet. 

Alinhada às tendências internacionais da tecnologia, a linha de transponders de 800 Gbit/s da LightPad i6400G da Padtec permite transmitir altíssimas taxas de dados em distâncias curtas a longas, em redes DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing terrestres e submarinas. “Com essa geração de transponders, os provedores otimizam sua operação, uma vez que é possível transportar mais tráfego com uma quantidade menor de equipamentos. Isso reduz o custo por bit transmitido, bem como o consumo de energia e de espaço, que são escassos nos ambientes de telecomunicações”, explica Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.



Mais Notícias RTI



OIF publica especificação 1600ZR para interconexão de data centers

Novo acordo define interface coerente interoperável de 1,6 Tbit/s para enlaces DWDM de até 120 km.

21/09/2026


EVEO acelera expansão no Nordeste e ocupará novo data center Tier III em Recife

Base de clientes da companhia na região cresceu 272% em dois anos e 2026 avança em ritmo superior a 2025.

21/09/2026


Participação da IA no consumo de energia dos data centers deve dobrar até 2030

Estudo da Kearney aponta que inferência deverá responder por 85% das cargas de IA em 2028.

21/09/2026