A nova geração de serviço de Internet móvel foi lançada em Brasília, DF. Será a primeira cidade brasileira a receber o 5G standalone, ofertado na faixa de 3,5 GHz, a principal frequência leiloada em novembro do ano passado.

Com a decisão da Anatel em junho, após recomendação do Gaispi, grupo técnico que coordena a implantação do 5G no país, as prestadoras de telecomunicações que venceram o leilão do 5G precisam levar o serviço a todas as capitais até 29 de setembro de 2022, com uma antena para cada 100 mil habitantes.

“As pessoas que já começaram a ter acesso ao 5G a partir desta quarta estão experimentando uma velocidade muito maior durante a conexão móvel. E o mais importante é que esse é o primeiro passo para a revolução que virá com a nova tecnologia, com cidades inteligentes, indústria 4.0, carros autônomos e outras aplicações que ainda nem conseguimos imaginar”, afirma Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital. Segundo informações da Anatel, hoje são 67 os aparelhos homologados para receber o 5G.



Mais Notícias RTI




Metrum amplia atuação em missão crítica e mira expansão em data centers

Empresa traz expertise em soluções de energia.

12/12/2025


Altarede e K2 Telecom anunciam fusão

União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.

15/12/2025