A Mineração Taboca, maior produtora de estanho refinado do Brasil, com mina própria em  Pitinga, em Presidente Figueiredo, AM, e planta de metalurgia em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, que havia adotado o Microsoft Teams como plataforma de colaboração, vislumbrou a oportunidade de atualizar sua plataforma de telefonia agregando novas funcionalidades ao aplicativo, usufruindo da flexibilidade e confiabilidade da plataforma, para que os colaboradores pudessem utilizá-los em qualquer lugar.

Para isso, a equipe da companhia realizou um detalhado processo de viabilidade e retorno do investimento, considerando o uso de tecnologia em nuvem e com recursos que atendessem aos requisitos técnicos e financeiros do projeto. Como resultado dessa seleção foi contratada a DigitalNetBR, empresa de tecnologia da informação, para realizar integração da solução de comunicação do Microsoft Teams com o PABX Cisco existente.

Marcelo Nascimento, Gerente de TI na Mineração Taboca e responsável pelo projeto, explica que o Microsoft Teams é a ferramenta oficial da empresa para troca de informações, como chat e documentos, e que a integração da plataforma a telefonia gerou ganho de produtividade, ligações em alta qualidade e evitou novos investimentos na antiga plataforma de telefonia. “O trabalho remoto aumentou ainda mais a necessidade de proporcionar uma ferramenta de comunicação realmente unificada para os colaboradores. Hoje, eles conseguem permanecer conectados o tempo todo de onde estiverem”, explica.

“Agora temos um modelo de trabalho híbrido, além do formato completamente remoto. Com as implantações foi possível proporcionar uma ferramenta integrada e acessível para nossos colaboradores de modo que eles consigam a partir desses serviços digitais modernos, adaptar-se a esse novo momento. Tudo que o colaborador vai precisar para utilizar o serviço é ter acesso à Internet”, reforça.

Na primeira etapa foram selecionados funcionários que efetivamente estão em home office, sobretudo a solução está disponível e escalável para que seja habilitada para novos colaboradores que venham demandar tal necessidade. “Basta ativarmos mais licenças e ter uma conexão com a Internet”, complementa Nascimento.

Para Fábio Rigotto, Head de Negócios e Parcerias da DigitalnetBR, habilitar o recurso de telefonia no Microsoft Teams torna a ferramenta em um hub de colaboração online completa que integra pessoas, conteúdos e recursos para tornar equipes de trabalho mais produtivas. Ao final do projeto, que levou cerca de 40 dias para sua implantação, houve um aumento de produtividade dos usuários em mais de 40% ao usar os recursos de telefonia de maneira nativa ao Microsoft Teams. “Através das soluções de colaboração é possível reduzir os custos corporativos com viagens e deslocamentos e contar com soluções que melhoram a experiência de áudio e vídeo pessoal ou em salas de reunião, dentre outras possibilidades”, relata.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024