A Shoreline Telecom, empresa brasileira de equipamentos passivos e ativos para redes ópticas, de Carandaí, a 130 km de Belo Horizonte, MG, está montando uma fábrica em sua sede, que será inaugurada ainda neste ano.

Fundada há 10 anos por Leonardo Oliveira e Tadyson Souza, a empresa iniciou as atividades com importação de cabos e hoje conta com um portfólio de cerca de 100 produtos, incluindo ONTs, caixas de emenda, conectores, adaptadores, splitters e cabos ASU e drop. “Nosso CEO Leonardo Oliveira tem também um provedor na cidade e sentia na prática a falta de produtos com qualidade e bom custo/benefício”, conta Bruno Lima (foto), coordenador de Marketing da Shoreline. O executivo fundou a Shoreline e passou então a desenvolver as peças com foco na realidade das redes brasileiras, mas com produção terceirizada na China, sob suas especificações. A aposta deu certo. O carro-chefe são as ONTs WiFi AC1200. “Estamos vendendo muito em todo o país. A demanda cresce a cada dia e por isso decidimos trazer a produção para o Brasil”, diz o coordenador.

As máquinas estão chegando da China e a ideia é que sejam produzidas inicialmente de 15 mil a 20 mil ONTs por mês. A produção será junto de sua matriz. Hoje com 80 funcionários, o plano é ter um quadro de 200 a 300 pessoas no prazo de um ano.

Além da instalação da fábrica, a Shoreline continua investindo no desenvolvimento de novos produtos, incluindo a linha WiFi Mesh, caixas de emenda pré-conectorizadas e OLTs. “Queremos oferecer uma solução fim a fim para a operadora, desde o data center até a casa do cliente”, afirma Lima.

Segundo ele, a nacionalização trará diversos benefícios, como a redução de custos e a entrega mais rápida dos produtos. “Teremos produção contínua e manteremos os estoques dos distribuidores sempre abastecidos”, finaliza.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025