A Neoenergia iniciou a expansão de modernização da rede própria de comunicação para a Neoenergia Cosern, concessionária que atua no Rio Grande do Norte, e a Neoenergia Elektro, que atende municípios de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com a expansão das redes elétricas inteligentes, dotadas de equipamentos digitalizados e automatizados, a companhia adotou a tecnologia MPLS - Multi-Protocol Label Switching.

A expectativa da Neoenergia é de concluir o projeto de implantação da rede MPLS na Neoenergia Cosern ainda em 2022, atendendo à região metropolitana de Natal. Na primeira fase, serão contempladas seis estações, incluindo o edifício sede da distribuidora e cinco subestações. Na Neoenergia Elektro, a empresa concluiu o planejamento e a arquitetura da rede, e o início das instalações está prevista para o início de 2023.

“O protocolo MPLS traz diversos benefícios, como o aumento da disponibilidade e da confiabilidade da rede, além da maior escalabilidade, permitindo agregar diversos serviços, incluindo automação, proteção, medição e segurança patrimonial, em uma única rede de telecomunicações. Essa modernização representa a nossa antecipação ao serviço de distribuição do futuro, que integrará a gestão de um sistema energético complexo, com geração distribuída e veículos elétricos, por exemplo”, afirma Ricardo Leite, superintendente de Smart Grids da Neoenergia.

O MPLS realiza o roteamento por meio de rótulos, tornando o encaminhamento dos pacotes de dados mais eficiente. Na prática, a tecnologia direciona dados entre pontos da rede baseada em rótulos de menor caminho em vez de endereços de rede longos, evitando consultas complexas em uma tabela de roteamento

Dessa forma, a rede se torna mais segura e rápida. Com o uso do protocolo, a comutação de dados entre as rotas pode ser feita em até 50 milésimos de segundos, portanto mais apropriado para o tráfego de grandes volumes de dados.

O protocolo permite ainda a padronização da arquitetura de rede em todas as distribuidoras do grupo, além das empresas onde a modernização já foi iniciada, há também a Neoenergia Coelba, BA e a Neoenergia Brasília, DF, que totalizam mais de 15,7 milhões de clientes em cinco estados e no Distrito Federal.

Em Pernambuco, onde o projeto foi iniciado, a primeira fase foi concluída com a instalação entre Recife e Caruaru, uma distância de cerca de 140 quilômetros. Em 2022, está em andamento a implantação em sete subestações entre Caruaru e Serra Talhada, cidades a aproximadamente 300 quilômetros de distância no interior do Estado. O projeto tem conclusão prevista para 2023, quando chegará a Petrolina, cidade localizada a mais de 700 quilômetros da capital Recife.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024