No dia 23 de maio, os provedores cearenses representados pela Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet, Abramulti - Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações, Uniproce - União dos Provedores do Ceará e Kariri Conectado enviaram uma carta aberta à governadora Izolda Cela para chamar a atenção para as cobranças de CTOs por parte da Enel Ceará.

Os provedores representam cerca de 80% dos acessos à Internet no Estado. A carta enviada apresentou as dificuldades do setor para manter os investimentos e o problema do compartilhamento de postes, que teve início em fevereiro de 2022, quando a concessionária de energia elétrica Enel/CE enviou comunicado informando que, além do valor que já pago por ponto de fixação (poste), as empresas também teriam que pagar por acessórios instalados na rede no valor de seis vezes o valor por poste e por unidade. Em média, cada poste passaria a custar cerca de R$ 70.

O acréscimo aumenta em cerca de 500% o valor hoje pago na rubrica de compartilhamento de infraestrutura, “o que inviabiliza totalmente a operação dos provedores de Internet e que tornaria o estado como referência em possuir a Internet mais cara do Brasil, além de afetar uma cadeia produtiva que emprega milhares de pessoas e que direta ou indiretamente contribui para a vida de aproximadamente 100 mil pessoas”, relata a carta, que pede a atuação do governo nessa pauta para manter o Ceará como referência em conectividade e preços acessíveis.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024