O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 21,3% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. Em abril de 2022 foram registradas 153.761 queixas, 41.609 reclamações a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado.
Desde abril de 2021 as reclamações de usuários do setor de telecom estão registrando quedas mensais superiores a 20%.
“Os dados revelam o compromisso do setor com os consumidores e mostram o amadurecimento da autorregulação de telecomunicações que vem aperfeiçoando seus normativos para melhorar a relação com o usuário e a qualidade do serviço”, afirma Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital.
Uma das medidas mais conhecidas do SART - Sistema de Autorregulação das Telecomunicações é a Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e ofertas de crédito consignado.
Os dados mostram uma redução em todos os serviços, com destaque para a queda de 31,3% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 14.536 em abril de 2021 para 9980 em abril de 2022. As queixas dos usuários de banda larga fixa caíram 27,4% e dos usuários de telefonia móvel 7%.
Sobre temas, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparos, que apresentaram redução de 34%. Já as queixas sobre cobrança, item com maior número de solicitações, caíram 19%.
Mais Notícias RTI
Multinacional cresce com data center em Fortaleza.
22/04/2024
Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.
22/04/2024
Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.
22/04/2024