A American Tower, fornecedora de infraestrutura para telecomunicações, conta com uma nova solução para expansão da rede de fibra óptica baseada no portfólio já existente da companhia. A solução, chamada collo hut, consiste em um gabinete instalado pela American Tower, que permite a instalação de equipamentos por parte dos provedores para expansão da conectividade via fibra óptica.
De acordo com Janilson Junior, diretor de Novos Produtos da companhia, a proposta visa auxiliar os provedores com a aceleração da rede e gestão da infraestrutura necessária para a eficiência da conexão.
“Por meio da nossa solução compartilhada, podemos fazer a gestão e a manutenção dessas estruturas, utilizando quaisquer dos nossos mais de 23 mil sites já instalados pelo território brasileiro. Isso faz com que não seja necessário aos provedores fazer a locação de novos terrenos para instalação da infraestrutura, além de prover a facilidade da gestão do equipamento com toda a segurança e expertise que já oferecemos”, explica o diretor.
A instalação é viável para provedores de qualquer tamanho. Além disso, o produto também terá possibilidade de integrar, futuramente, soluções para conexão 5G.
“Com a evolução do 5G, a expansão da abrangência da fibra óptica será cada vez maior e mais necessária. Nosso modelo de cessão de solo e infraestrutura é uma opção agregadora que contribui para essa expansão em um movimento de modernização de redes inovador”, acrescenta.
Mais Notícias RTI
O projeto também prevê o desenvolvimento de sistemas de climatização de precisão.
13/07/2026
Modernização realizada em parceria com a N&DC substituiu infraestrutura baseada em Wi-Fi 5.
13/07/2026
Projeto reduziu dependência tecnológica e elevou a disponibilidade dos sistemas para 99,5%.
13/07/2026