A EZ!Grow, da Furukawa, é uma solução totalmente pré-conectorizada destinada a dar mais agilidade à construção e expansão de redes ópticas de acesso residencial (FTTH, do inglês fiber-to-the-home) e, consequentemente, à ativação de clientes. "Toda a rede de acesso vem pré-montada de fábrica, o que permite a instalação muito rápida, de forma padronizada e com redução de mão de obra”, explica Celso Motizuqui, diretor de vendas da Furukawa para o Brasil. “Além disso, a solução atende aos requisitos da nova geração de redes multisserviços e multioperadoras, o que significa vários serviços (para os mercados residencial e corporativo) e várias operadoras na mesma rede”, acrescenta.

A solução EZ!Grow é plug and play e conectorizada em fábrica, o que traz mais agilidade em campo, além de reduzir a necessidade de mão de obra qualificada. A caixa de terminação óptica CTOP-16P Inline faz a interconexão entre as redes de distribuição e de acesso. Já as caixas de terminação óptica CTOP-L B9 e B10, totalmente seladas, são responsáveis pelo atendimento dos usuários. Essas caixas são conectadas por meio de cabos pré-conectorizados nas duas pontas com adaptadores Slim Connector. Para completar, a solução também inclui cabos drop com baixo atrito, utilizados para atendimento aos clientes. A solução EZ!Grow pode ser instalada em postes, cordoalhas ou até mesmo em caixas de passagem subterrâneas.

Esses recursos dão mais agilidade e flexibilidade à instalação de redes FTTH, permitindo a ativação de clientes em prazo até cinco vezes mais rápido do que nas soluções ópticas convencionais.

Outro destaque da empresa são as novas versões de cabos ópticos autossustentados totalmente secos e compactos, que ampliam a linha de produtos desse tipo para aplicações em redes de backbone ou backhaul e conexão com PoPs (pontos de presença), entre outras. Uma das principais vantagens da tecnologia de cabo totalmente seco é a facilidade e rapidez na instalação, uma vez que requer menor tempo de preparação em relação ao cabo óptico convencional. 

A Furukawa já oferecia cabos ópticos com essa tecnologia para vãos de até 80 metros de distância, indicados para o uso em redes urbanas. As novas versões ampliam essa linha com cabos para vãos de 120 a 200 metros e até distâncias maiores, o que permite seu uso em novas aplicações. Além disso, os novos cabos são multitubos, com até 144 fibras ópticas (no total), possibilitando o compartilhamento da infraestrutura passiva, com separação em tubetes e o uso do cabo por diferentes provedores de serviços ou operadoras.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024