A Vipal Borrachas, especializada em reforma de pneus, está renovando a rede física de tecnologia da informação em todas as suas unidades. A companhia realizou a substituição por completo de cabos de cobre por rede GPON - Gigabit Passive Optical Network da Furukawa e adquiriu três data centers modulares da Clemar.

O processo foi concluído em janeiro na sede administrativa da empresa, localizada em Porto Alegre, RS, e está sendo realizado em uma das unidades fabris de Nova Prata, RS, e na fábrica de Feira de Santana, BA. A finalização total está prevista para outubro, com margem para completar as implantações até o final do ano.

A Furukawa também é responsável pela destinação correta do cabeamento de cobre que está sendo retirado de todas as unidades. A empresa realiza esse processo através do programa Green IT, que incentiva a aplicação dos recursos da tecnologia da informação com base no desenvolvimento sustentável das organizações. Através da iniciativa, a Furukawa realiza o envio dos cabos para serem reciclados e oferece em troca serviços ou produtos da empresa para as companhias que realizam a substituição. O material retirado recebe o devido tratamento e passa por um minucioso processo de reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias ou aplicações.

Desta forma, a Vipal habilita-se para conquistar o selo de Green IT fornecido pela Furukawa, destinado às empresas que adotam projetos e ferramentas de TI sustentável. Ao utilizar a fibra óptica e eliminar os cabos de cobre, além de novos softwares de gestão, a Vipal passa a ter maior controle e segurança sobre o acesso de sua rede, gerando redução de custos e economia de recursos não renováveis. Os switches deixam de existir.

O gerente da área de tecnologia da informação Cristiano Jacoby Muller, o coordenador Maurício Maciel Klein e o especialista Leandro Tietbohl Rocha destacam que a Vipal dá um passo muito importante para a modernização de sua rede de dados. “Estamos entrando em um grupo seleto de grandes empresas nacionais que migraram de forma completa os sistemas de transmissão de dados para o que temos de melhor dentro dos recursos tecnológicos. Esse investimento certamente irá gerar mais segurança, otimizar e agilizar processos internos, além de ampliar a performance e gestão em todas as nossas unidades. Teremos ainda como benefícios a diminuição considerável de ativos de TI e a redução do tempo de retrofit de tecnologia”, afirmou Muller.

A renovação da rede de tecnologia da Vipal conta com a parceria da Evolua Engenharia, que realizou o projeto executivo, e da Geração Tecnologia, empresa que está executando o processo de substituição da rede.

Há 48 anos no mercado, a Vipal Borrachas se tornou uma das maiores empresas de reforma de pneus do mundo, com cerca de 300 reformadores autorizados, sendo mais de 200 no Brasil. Conta com quatro fábricas com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m².



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024