A Nutanix, empresa especializada em computação em nuvem corporativa, divulgou seu segundo relatório ECI - Enterprise Cloud Index, focado em dados exclusivos do mercado brasileiro. A pesquisa foi realizada no final de 2019 pela Vanson Bourne e ouviu 2650 tomadores de decisão da área de TI em todo o mundo e abrangeu vários setores, empresas de vários tamanhos em diferentes continentes: Américas; Europa, Oriente Médio, África; e região Ásia-Pacífico.

Os resultados colocaram o Brasil como um dos líderes globais na tendência de adoção de nuvem híbrida: quase 91% das empresas brasileiras concordam que esta é a infraestrutura ideal do futuro. O país supera a média global (85%) e regional (Américas). Apenas o México nos ultrapassa nesse quesito, com 93% dos entrevistados citando a nuvem híbrida como modelo ideal. A maioria dos entrevistados a citou como o modelo de TI “ideal”, com 85% dos entrevistados globais selecionando-o como o melhor modelo em 2019 e 91% selecionando-o em 2018.

Apesar do entusiasmo global, planos de curto prazo para desativar data centers tradicionais em favor de nuvens híbridas paralisaram de 2018 para 2019. Em vez disso, houve uma mudança significativa de volta para data centers não habilitados para nuvem, acompanhada por um movimento generalizado de aplicações de serviços de nuvem pública para uma infraestrutura local. O uso geral de data centers tradicionais, não habilitados para nuvem, em cerca de 12% em 2019, mais de 20%, do que os entrevistados do ECI de 2018 haviam projetado (o cálculo foi que ocorreria uma baixa).

Profissionais de TI no Brasil relataram movimentos semelhantes, mas seguiram a tendência projetada com resultados bem melhores do que a maioria dos países. Os entrevistados brasileiros relataram aumentar o uso de data centers em quase 11 % em vez de diminuir o uso em cerca de 31% como projetado em 2018. No entanto, o Brasil conseguiu aumentar sua adoção de nuvem híbrida em quase 7 pontos, ao contrário da grande maioria das outras nações, cuja média manteve-se plana ou foi diminuída.

Um número substancial de empresas brasileiras está "repatriando" aplicações da nuvem pública e trazendo-as de volta ao país. Mais de três quartos dos entrevistados brasileiros (78%) relataram ter iniciativas de repatriação - o que representa cerca de 6 a 8 pontos percentuais acima das médias global e das Américas, respectivamente.

Os dados da pesquisa ECI indicam vários motivos possíveis para o descontentamento com os entregas, incluindo uma necessidade em toda a indústria por uma melhor mobilidade entre aplicações, ferramentas gerenciamento entre nuvens e segurança.

Outros motivos têm a ver com a nuvem pública custando mais do que o esperado; ano após ano, cerca de 35% dos entrevistados da ECI relatam um custo excessivo com suas despesas em nuvem pública. As empresas brasileiras relatam um cenário similar, com 35,39% relatando excedentes em 2019, mas esse número subiu significativamente no ano a ano, pois era de 21,6% em 2018.

“Esse relatório é de suma importância para que os tomadores de decisão do segmento nacional de TI tenham dados confiáveis das tendências para usarem como base em seus planejamentos”, declarou Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix no Brasil. “A hiperconvergência é um fenômeno que está cada vez mais solidificado, sobretudo em tempos que exigem que as aplicações sejam acessadas de qualquer lugar. Ficamos felizes em ajudar clientes e parceiros não só provendo as ferramentas necessárias, mas também informações confiáveis e análises precisas”.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024