Na última semana de abril, o Centro de Eventos do Ceará recebeu o 11º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 13º Congresso RTI de Data Centers. Foram dois dias de discussões sobre importantes temáticas da área, como 5G, Redes Neutras, segurança da informação, transformação digital, web 3.0, entre outros.

O Ceará conta hoje com 14 Data Centers, sendo 11 em Fortaleza e dois no interior do estado. Segundo Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, responsável pela organização dos congressos, Fortaleza tem grande relevância para o setor, sendo um importante hub digital, devido à sua localização, que recebe cabos submarinos, tornando-se foco de grandes empresas de telecomunicações. “Durante a pandemia da Covid-19, ficamos dois anos sem realizar o evento, mas o retorno presencial foi de muito sucesso, o que ressaltou a necessidade do público de relacionamentos presenciais de negócios e consolidou o Ceará como estado estratégico para o setor, recebendo cerca de 2,5 mil visitantes nesta edição”, destaca.

O Ceará, sede da edição do evento, teve grande destaque, contando com palestra de abertura do assessor para Atrações de Negócios da Sedet - Secretaria do Comércio, Serviço e Inovação do Ceará, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa, que trouxe um panorama do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação no estado e apresentou dados atualizados em sua palestra “Um mar de oportunidades para TIC e o mercado de data centers e Telecom”. Segundo dados da Anatel, mais de 75% das conexões utilizam fibra óptica, bem acima da média nacional, de 32% dos municípios. O crescimento acumulado das empresas de TIC no Ceará nos últimos cinco anos foi de 47% - no Brasil, a média foi de 13,88%.

Realizado pela Aranda Eventos & Congressos, o Congresso RTI recebeu cerca de 2,5 mil visitantes e 350 congressistas que estiveram presentes para prestigiar os 30 palestrantes e 90 expositores da feira.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024