Com o crescimento do mercado de banda larga, é cada vez maior o número de provedores de Internet que investem não apenas na expansão das redes, mas também na construção de data centers de alta disponibilidade e segurança para abrigar suas operações e oferecer novos serviços aos clientes corporativos, como hospedagem, colocation e nuvem. É o caso da Contato Internet, de Araranguá, no sul de Santa Catarina, que está construindo um data center de 400 m2 na cidade. A obra, executada pela CED Soluções, de Florianópolis, está em fase final de construção e deve ser concluída no prazo de dois meses.

“No final de 2019, definimos como estratégia comercial ter um maior foco na construção de data centers para provedores de Internet, que vêm crescendo de forma significativa nos últimos anos. Essas empresas estão se profissionalizando, expandindo suas redes e agora precisam aprimorar a infraestrutura de seus data centers, POPs e centros de operações”, diz Deni Manoel Pedro, diretor da CED Soluções, integradora de soluções de engenharia para ambientes corporativos e de data centers, com mais de 30 anos de experiência no setor.

A aposta da CED foi acertada. Já em 2020 foi assinado o acordo com a Contato Internet, provedor com mais de 30 mil assinantes e atuação em Santa Catarina. “Devido à pandemia, foi necessário reduzir o ritmo das obras nos últimos dois anos. Mas agora o trabalho segue em ritmo acelerado e logo faremos o moving e o comissionamento das instalações”, afirma o executivo.

Com capacidade para 24 racks, o data center entrará em operação em fases, começando agora com 10 racks. O prédio é totalmente novo e foi construído do zero para abrigar a instalação, que conta com proteções adicionais de segurança, sistemas de aterramento e blindagem eletromagnética, além de medidas como instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura, que atenderão a 50% da demanda de energia do data center (on grid) e sistemas de captação de água de chuva e aproveitamento do condensado do ar condicionado. Também está em estudo a construção de uma planta de energia solar em outra localidade que garantirá a autonomia de energia do data center.

O edifício ocupa dois andares. No térreo ficam as áreas de TI, o data room e área de facilities e no piso superior fica o NOC – centro de controle de operações. Com capacidade de 45 TR, o ar-condicionado é por expansão direta e foi fornecido pela Stulz, seguindo a configuração de confinamento de corredor frio. Já os UPS são modulares e fornecidos pela importadora Powercom. O sistema de combate a incêndio foi fornecido pela Tec and Tec, de São Paulo, com gás Novec 1230. O controle de acesso, equipamentos e variáveis como temperatura e umidade são monitorados pelo sistema DCIM DataFaz da Specto, de Florianópolis. “Todos os subsistemas foram projetados e implantados pela própria equipe da CED”, diz o diretor.

O data center atual da Contato fica na sede no terreno ao lado. Bem menor, com seis racks, a instalação já não estava mais dando conta do crescimento da empresa e dos novos serviços oferecidos aos clientes corporativos. O moving dos equipamentos deve ocorrer nos próximos quatro meses. Uma nova sede comercial também está sendo construída em outro endereço para abrigar seus funcionários.

De acordo com o diretor da CED, desde a concepção inicial do data center até a instalação dos equipamentos, tudo foi pensado com o objetivo de conquistar o Tier III em projeto e facilities. O processo para obtenção do selo já está em andamento junto ao Uptime Institute, entidade responsável pela criação e administração das rigorosas certificações Tier, com sede nos EUA e filial em São Paulo. A certificação é a garantia da disponibilidade e confiabilidade da infraestrutura das instalações. Exatamente por isso, é bastante desejada pelas empresas de hosting e colocation, que precisam atestar padrões de eficiência, qualidade e governança a seus clientes. Este será o quarto data center Tier III em Santa Catarina, ao lado da Unifique, Bludata e Armazém Data Centers.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024