A mais recente pesquisa anual do ECI - Enterprise Cloud Index, encomendada pela Nutanix, mostra que a adoção de nuvens, privadas ou públicas, continua em forte crescimento e o multicloud é o modelo de TI dominante em uso no mundo todo. O estudo, realizado com 1700 tomadores de decisão de empresas de 14 países, mostrou que o Brasil lidera essa tendência com o maior nível de adoção de multicloud.

O relatório ECI é focado em dados exclusivos para entender sobre o estado das implementações de nuvem corporativa e planos de adoção. De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados na pesquisa ECI no Brasil (54%) disseram que atualmente usam várias nuvens, privadas ou públicas, como seu modelo de implantação de TI mais comum. Assim, a adoção no Brasil está substancialmente à frente das médias regionais (38%) e globais (36%). No mundo, apenas o Reino Unido chegou perto de igualar o nível de adoção de multicloud do Brasil com 53%; a terceira colocada, a França, 41%.

A análise revelou ainda que menos empresas respondentes no Brasil continuam operando data centers tradicionais de três camadas (15%) do que a média global (22%). Até 2024, os entrevistados do Brasil também pretendem continuar reduzindo os data centers legados, esperando que caiam de 15% para apenas 4% de adoção.

Na prática, isto significa uma modernização acelerada das companhias brasileiras para modelos de operação mais eficientes, com redução de custos tanto financeiros como energéticos, maior resiliência dos sistemas a incidentes tanto técnicos como de ataques cibernéticos, e ainda maiores possibilidades para habilitar a inovação nas empresas que operam no país.

“As empresas respondentes do ECI no Brasil são líderes na migração multicloud e isso é um resultado muito positivo para o mercado como um todo. Estamos acompanhando a evolução do país nessa trajetória a fim de atender ao desejo das empresas de melhorar o suporte ao cliente bem como ao trabalhador remoto citados como principais motivadores por trás das mudanças de infraestrutura”, diz Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024