A Brisanet, operadora que arrematou as licenças de frequência do 5G no Nordeste e Centro-Oeste por R$ 1,25 bilhão, implantará um projeto piloto com a tecnologia em Fortaleza, CE, com início previsto para outubro. O teste também será realizado em um aglomerado de quatro ou cinco cidades próximas à sede da empresa em Pereiro, no interior do estado.

“É um piloto para adquirirmos know-how. A construção maior da rede será em 2023”, disse José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet no Painel de 5G realizado no Congresso RTI Provedores de Internet, no dia 27 de abril, em Fortaleza. A localização exata dos bairros e municípios a receberem a estação não foi divulgada. “Temos uma expertise muito grande na banda larga fixa e estamos agora trazendo ingredientes novos: a Brisanet na rede móvel e a Brisanet com rede móvel 5G”, afirmou.

Nos próximos 20 a 30 dias será revelado o fabricante que fornecerá os equipamentos da rede 5G para a operadora. “Já estamos montando o mapeamento do core da rede. Vamos começar com a tecnologia tradicional. Não podemos colocar uma tecnologia que não esteja madura”, disse.

O teste será feito com a frequência de 2,3 GHz, que será dividida em 4G e 5G. “Neste momento o número de dispositivos habilitados para 5G corresponde a menos de 2% no país, mas o de celulares para 2,3 GHz em 4G é próximo de 100%. Então quem não tem o celular 5G pode ter a experiência 4G em uma rede nova, com hardware de 5G. E conforme os usuários vão adquirindo novos dispositivos, eles poderão ter uma real a experiência 5G, com qualidade de transmissão muito superior”, afirmou.

A operadora também adquiriu a faixa de 3,5 GHz, mas os testes com esta frequência só poderão ser realizados após autorização do Gaispi, grupo presidido pela Anatel.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024