A QMC Telecom, empresa de infraestrutura neutra de telecomunicações, iniciou os primeiros testes de 5G indoor no país. O local escolhido foi o Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro, utilizando o 5G New Radio na frequência 3,5 GHz. O experimento está sendo feito por meio do DAS - Sistema de Antenas Distribuídas Ativo Digital, uma solução que se conecta à rede de operadoras de telefonia móvel e oferece cobertura celular por meio de pontos de irradiação conectados através de cabos de fibra óptica.

Neste projeto foram escolhidos pontos estratégicos para a realização dos testes: a praça da alimentação, o ponto de espera de aplicativo de transporte e o lobby do hotel que é interligado ao shopping. “Nosso objetivo é mostrar a eficiência do atendimento 5G em ambientes indoors com soluções dedicadas e o quanto a tecnologia vai transformar a relação entre negócios e vida das pessoas”, diz Carlos Inglez, sênior solutions sales manager da QMC Telecom.

O Bossa Nova Mall foi escolhido por ser um local que anualmente recebe mais de 5 milhões de pessoas devido à proximidade do Aeroporto Santos Dumont, e também já contava com soluções da QMC instaladas desde 2016.

“Somos o primeiro shopping center integrado a um aeroporto no Brasil e conectar pessoas faz parte do nosso dia a dia. Seremos os responsáveis por apresentar essa nova tecnologia para o público e garantir que todos embarquem nessa conexão” explica Hudson Almeida, coordenador de marketing do Bossa Nova Mall.

Já nos primeiros testes do sistema 5G NR do Bossa Nova, a QMC vem alcançando picos de throughput de 1,4 Gbit/s via sistemas MIMO de ordem mais alta e melhor desempenho, uma tecnologia sem fio que aumenta a capacidade de dados transmitidos e recebidos por radiofrequência.

“Compartilhar infraestrutura é fundamental para garantir uma sociedade conectada. O 5G será fundamental para transformar diversas áreas de negócios e a QMC está muito bem-preparada para este momento. Temos produtos desenhados especificamente para atender as demandas de densificação de rede que virão com o 5G”, ressalta Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024