A Algar Telecom, em parceria com o Instituto Algar, lançou uma versão especial do programa Talentos de Futuro. Batizada de Garotas Digitais, a iniciativa pretende reunir mulheres de Uberlândia, MG, entre 17 e 24 anos que queiram começar a se desenvolver no ramo da tecnologia. As interessadas podem se inscrever até 10 de maio em um curso de formação totalmente gratuito. O objetivo é contribuir para que o público feminino possa adquirir habilidades técnicas e comportamentais necessárias para atuar na área. As aulas serão ministradas no formato híbrido e acontecerão entre maio e agosto deste ano. Os encontros presenciais serão semanais na faculdade Esamc aos sábados, das 9h às 12h, e os treinamentos online serão quinzenais, às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.

Do ponto de vista técnico, serão contemplados temas como lógica, lógica de programação e Java. Já a formação comportamental trará as competências básicas para inserção e permanência no mercado de trabalho, abordando tópicos como ética, trabalho em equipe, comunicação, negociação e inovação.

Apesar de serem quase metade (45%) do total de trabalhadores formais no Brasil, as mulheres representam apenas 20% dos empregos especializados em Ciência e Tecnologia no país, segundo pesquisa elaborada pela CIPPEC – Centro para Implementação de Políticas Públicas. Outro estudo divulgado pelo BCG - Boston Consulting Group apontou que as mulheres ocupam somente 9% dos cargos de CEOs em empresas de tecnologia em todo o mundo.

“A sub-representação das mulheres no universo da tecnologia e da inovação, e das Ciências Exatas em geral, é um problema com raízes profundas. Diferente do que muitos imaginam, essa situação não tem nenhuma relação com a capacidade intelectual de meninas, mesmo que ainda hoje persista a ideia de que elas não tenham uma habilidade natural para essas áreas. Esse é um mito que precisamos ajudar a desconstruir. Queremos contribuir com isso e com a realização de iniciativas que possam ajudar a promover uma maior diversidade no universo da TI e das telecomunicações”, comenta Carolina Toffoli, diretora do Instituto Algar.

Mais informações sobre os programas podem ser obtidas pelo site do Instituto Algar: https://bit.ly/3KMYxHM.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024