A Padtec, especializada em sistemas de comunicações ópticas, obteve o registro de três novas patentes de invenção no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. Com isso, alcança a marca de seis patentes concedidas de um total de mais de 15 depositadas, muitas delas em parceria com a Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e com o CPQD, que ficou na 24ª posição na lista dos 50 maiores depositantes do INPI em 2020.

“Nas redes de comunicação óptica de alto desempenho, longa distância e elevada capacidade, é normal ocorrerem erros na transmissão das informações pelas fibras ópticas, que limitam as distâncias entre o transmissor e o receptor. Nesse caso, podem ser usados circuitos eletrônicos que implementam códigos corretores de erro que aumentam, de forma significativa, o alcance das redes com uma boa relação de custo e desempenho”, explica Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec. “Levando em consideração o aumento sempre crescente na demanda por informação e a busca por tecnologias que permitam transmissões de dados a longas distâncias e com velocidades cada vez maiores, torna-se conveniente e necessário utilizar recursos que ajudem a atingir esse objetivo, como os códigos corretores de erro”, destaca.

Duas das novas patentes de invenção apresentam métodos de implementação em hardware de códigos corretores de erro da Recomendação G.975.1 (forward error correction for high bit-rate DWDM submarine systems) da ITU-T – área da União Internacional de Telecomunicações responsável por coordenar padronizações relacionadas ao setor, com arquitetura eficiente, baixa latência e eficiência no uso de circuitos lógicos. A terceira invenção patenteada permite a implementação eficiente e precisa de circuitos digitais eletrônicos com múltiplos domínios de relógio, para diferentes aplicações em redes de telecomunicações.

Com um portfólio que inclui produtos para sistemas de comunicações ópticas de alto desempenho e serviços para redes de comunicação, a Padtec investe, em média, 13% de sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento – só em 2021, foram mais de R$ 43,6 milhões. “O investimento em tecnologia é o diferencial que permite à Padtec manter a competitividade e estar sempre na fronteira do conhecimento em sua área de atuação”, avalia Nakamura.

Mais de 140 colaboradores integram o time de pesquisa e desenvolvimento da empresa - nas áreas de software, hardware, engenharia de produtos, testes e qualidade e gestão de projetos. “Além disso, temos parcerias com universidades e centros de pesquisa, que contribuem para ampliar e diversificar a gama de inovações tecnológicas que sustentam o contínuo sucesso de nossos clientes”, completa.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024