Fortaleza, um dos principais hubs de tecnologia e telecomunicações do país, será palco, nesta semana, do 11º Congresso RTI Provedores de Internet e 13º Congresso RTI Data Centers. Realizados nos dias 27 e 28 abril, de forma presencial no Centro de Convenções do Ceará, os eventos reunirão executivos de alto escalão de operadoras, provedores, governo, fabricantes e fornecedores de soluções para debater tendências, modelos de negócios e novas tecnologias em redes, fibra óptica e armazenamento de dados.

Para apresentar as novidades e demandas do mercado, o congresso traz para sua palestra de abertura o assessor para Atrações de Negócios da Sedet - Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa. Com o título “Um mar de oportunidades para TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e o mercado de Datacenters e Telecom”, a palestra será realizada no dia 27 de abril, às 9h30, no auditório 3 do Centro de Eventos do Ceará.

No mesmo dia, às 14 horas, Gilberto Studart Gurgel Neto, Gerente Regional da Anatel nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, apresentará os cabos submarinos que aportam no segundo maior hub intercontinental do mundo (Praia do Futuro, Fortaleza) e dados atualizados do mercado de banda larga no Nordeste.

E logo na sequência às 14h40, será realizado o Painel Os desafios do 5G para os provedores regionais, com a participação de José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Jair Francisco, Diretor de Mercado da Unifique; e Anderson Ferreira, Gerente de Novos Negócios da Cloud2U, que apresentarão os planos de investimentos, cronogramas de operação e parcerias com os provedores regionais para levar o sinal às regiões arrematadas.

Com sede em Pereiro, CE, a Brisanet é hoje o quarto maior provedor de Internet banda larga fixa do país, com cerca de 883 mil acessos, de acordo com o ranking da Anatel, perdendo apenas para a Claro (9,7 milhões de clientes), Vivo (6,3 milhões) e Oi (5,1 milhões). A empresa adquiriu as frequências para instalar o 5G no Nordeste e Centro-Oeste a partir de 2023. Pretende utilizar os recursos do IPO, realizado no ano passado, para fazer os investimentos de curto prazo e interiorizar o 5G, além de competir com as grandes em cidades maiores.

Da mesma forma que a Brisanet, a Unifique abriu capital em 2021. É uma operadora de telecomunicações catarinense, eleita a melhor banda larga e telefonia fixa do Brasil, de acordo com a Pesquisa de Satisfação do Consumidor realizada pela Anatel. Com cerca de 500 mil acessos, a operadora adquiriu frequência no leilão 5G nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a concessão da faixa de 3,5 MHz, a Unifique pretende oferecer novos serviços como a Internet banda larga sem fio, produtos e serviços de valor agregado utilizando Internet das Coisas (IoT) e soluções de telefonia móvel com operação própria ou em parceria.

Já a Cloud2U, do grupo Greatek, fabricante de equipamentos para fibra óptica, com sede em São José dos Campos, SP, arrematou o bloco regional que inclui o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais R$ 405 milhões, ágio de 6266% sobre o preço mínimo, de R$ 6,4 milhões. O objetivo é trabalhar com os provedores de Internet, seu principal parceiro atualmente, para quem fornece produtos por meio da Greatek.

Além do painel de 5G, os congressos trarão outros destaques, como a palestra de Gil Giardelli sobre metaverso, NFTs e blockchain; as atualizações na questão do compartilhamento de postes após o período de consultas públicas da proposta de novo regulamento conjunto da Anatel e Aneel; a consolidação de empresas e entrada de investidores; o avanço das redes neutras de fibra óptica; e o uso de energia fotovoltaica para alimentação de data center Tier III.

O evento contará ainda exposição de produtos e serviços com mais de 90 fornecedores do mercado de provedores e data centers, e minicursos sobre fibra óptica, BGP Communities e OTDR. Tanto a visitação à feira como a participação nos minicursos são gratuitos.

Sorteios

Todos os participantes (congressistas e visitantes) poderão participar de sorteios dos seguintes prêmios:

 

Serviço

11º Congresso RTI Provedores de Internet e no 13º Congresso RTI Data Centers

Data: 27 e 28 de abril de 2022

Local: Centro de Eventos do Ceará

A programação está disponível no site https://rtiprovedoresdeinternet.com.br/11/programacao-3/ 



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024