A Dahua Technology, especialista em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, apresenta aplicações em videomonitoramento via metadados para prevenir acidentes de trabalho, encontrar crianças perdidas e identificar especificidades de veículos nas vias públicas.

Os metadados são dados agregados aos vídeos gerados pelas câmeras de monitoramento, que acrescentam informações de maneira organizada e de fácil extração. Normalmente são gerados por meio do processamento de informações com o uso de tecnologias como o DeepLearning e machine learning.

Para cada tipo de aplicação da câmera é gerado um metadado específico extraído por inteligência artificial e transmitido às plataformas de monitoramento. Estas, por sua vez, fazem a leitura e disponibilizam relatórios, com filtros e tabelas para busca.  Na Dahua, são três plataformas: a DSS Express (gratuita até 64 câmeras), a DSS Pro (mais utilizada para projetos de médio a grande porte) e a DSS City, de big data (sem limitação de número de câmeras). 

A automação facilita o processo operacional de centrais de vídeo monitoramento, do contrário a identificação de imagens teria de ser feita apenas pelo olhar humano. “Trata-se do mundo ideal de monitoramento que já está disponível para os clientes da Dahua Technology, no qual o operador de sistema não olha mais os vídeos de várias câmeras em uma tela, mas sim os dados inteligentes capturados por meio de dashboards, gráficos, alarmes e relatórios”, explica Lucas Kubaski, diretor de soluções da empresa.

Com câmeras da série WizMind é possível também, seja em uma obra ou em uma indústria, identificar a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs), como por exemplo o uso de capacete e colete reflexivo, além de óculos e luva de proteção, incluindo a funcionalidade de filtros e alarmes por cores específicas.

Além de detecção de EPIs, as mais recentes atualizações são equipamentos que conseguem identificar as mais diversas ocorrências, como a presença de roedores nos ambientes, crianças perdidas e características específicas em um veículo, como por exemplo o uso de rack de teto ou pneu de estepe instalado na parte traseira. 

Na Dahua, todas as câmeras das linhas WizSense e WizMind geram algum tipo de metadado. Sejam através de analíticos para a leitura de placas, cor do veículo e o uso do cinto de segurança, bem como aqueles focados em reconhecimento facial, cor do cabelo, uso de boné e de óculos ou ainda nas câmeras de perímetro para identificar o tipo de objeto que está se aproximando daquele local, classificando-o em um veículo ou uma pessoa. 

O algoritmo usado pela Dahua para geração de metadados de reconhecimento facial ficou na sexta posição do mercado global segundo o Nist - National Institute of Standards and Technology.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024