A pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital e impulsionou o mercado de tecnologia no país. No Ceará o cenário não poderia ser diferente. A capital Fortaleza é um hub de chegada de 16 cabos submarinos internacionais, além de abrigar importantes data centers e provedores de serviços em nuvem.

Para apresentar as novidades e demandas do mercado, o 11º Congresso RTI Provedores de Internet e o 13º Congresso RTI Data Centers, que acontecem nos dias 27 e 28 de abril, trazem para sua palestra de abertura, o assessor para Atrações de Negócios da Sedet - Secretaria do Comércio, Serviço e Inovação do Ceará, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa.

Com o título “Um mar de oportunidades para TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e o mercado de Datacenters e Telecom”, a palestra será realizada no dia 27 de abril, às 9h30, no Centro de Eventos do Ceará. Segundo Adalberto Pessoa, o Ceará lidera o ranking de municípios com maior penetração de fibra óptica no país: mais de 75% das conexões utilizam a tecnologia, segundo dados da Anatel/julho 2021, bem acima da média nacional, de 32% dos municípios. O crescimento acumulado das empresas de TIC no Ceará nos últimos cinco anos foi de 47% - no Brasil, a média foi de 13,88%. Dados como estes e os indicadores gerais do mercado de tecnologia no estado serão apresentados na palestra, como empregabilidade, escolas conectadas, programas de inovação, clusters regionais e estratégias de desenvolvimento.

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa foi presidente da ETICE (Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará) de 2015 a julho de 2021 e atualmente é consultor de empresas do segmento de TIC e assessor da SEDET para atração de empresas e negócios para o estado do Ceará.

O 11º Congresso RTI Provedores de Internet e o 13º Congresso RTI Data Centers contam com exposição de produtos e serviços dos principais fornecedores do mercado de provedores e Data Centers, reunindo os lançamentos do mercado para desenvolver novos fornecedores e realizar negócios e networking entre as principais empresas de infraestrutura de data centers e provedores de internet. As discussões técnicas trazem um conteúdo de elevado nível por meio de palestras e conferências.

Simultaneamente ao Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers em Fortaleza, será realizado o evento Intersolar Summit Brasil Nordeste. A programação abordará políticas, desafios legais e marcos regulatórios, assim como energias renováveis, hidrogênio verde, soluções de integração de rede e financiamento com foco no Nordeste brasileiro.

Informações e a programação completa estão no site: www.rtiprovedoresdeinternet.com.br.

Foto: Tiago Stille/Governo do Estado do Ceará



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024