A Avery Dennison, especializada em ciência de materiais e maior fabricante de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), deu início às operações de sua nova fábrica de etiquetas inteligentes no Brasil. Com o propósito de atender à crescente demanda de diversos setores do mercado nacional e demais localidades da América do Sul, impulsionada pelos novos formatos de consumo e vendas “sem contato” trazidos pela pandemia, a nova unidade é a primeira do país e a oitava do mundo a entrar em operação; as demais estão na China, Europa, Estados Unidos e México.

Localizada em Vinhedo, SP, a nova planta em área de 2 mil metros quadrados tem possibilidade de ampliação de acordo com o desenvolvimento da adoção da tecnologia na região. A fábrica produzirá uma variedade de designs de inlays, disponíveis nos formatos “dry” ou “wet”, com soluções para setores como vestuário, indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, automotiva e aviação.

“É preciso que todos estejam preparados para as constantes mudanças de cenário nas formas de consumo e logística, como vimos recentemente. Estamos muito animados com o início dessa operação, pois existe uma demanda crescente do mercado por etiquetas inteligentes na América Latina. A combinação de recursos e capacidade de fabricação com nossa experiência em ciência de materiais nos permite essa conexão de maneira exclusiva com os clientes”, comenta Fabiana Wu, Gerente de RFID da Avery Dennison na América Latina.

As etiquetas inteligentes têm sido cada vez mais utilizadas no mercado, pois aumentam a precisão das informações sobre o estoque e podem fornecer detalhes sobre conteúdo e composição dos produtos. Com isso, milhares de produtos que não estejam ao alcance visual podem ser lidos a distância e têm suas informações como peso, tamanho, cor e procedência detalhados rapidamente de forma automatizada. 

“Ao fornecer uma identidade digital exclusiva a cada item, as etiquetas inteligentes permitem o acesso aos dados, incluindo conteúdo sobre produto, origem, autenticação e até mesmo insights sobre os materiais dos produtos e como reciclá-los. Uma tecnologia que pode ajudar as marcas a alavancarem informações mais precisas para melhorar significativamente o gerenciamento de estoque, tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes e reduzir o desperdício, promovendo a sustentabilidade em vários setores”, destaca Francisco Melo, vice-presidente e Gerente Geral da Avery Dennison Smartrac.

Além dos investimentos em capacidade produtiva, a nova planta recebeu também um laboratório conceito, o ILab Brasil, um centro de experiência que mostra os recursos da Avery Dennison em tecnologias de identificação digital. Assim como os outros laboratórios interativos da Avery Dennison pelo mundo, o espaço é palco para acompanhar a progressão tecnológica e transformação do mercado através do uso de RFID. Incluindo atma.io, a nuvem de produtos conectados da Avery Dennison, uma plataforma que libera o poder dos produtos conectados atribuindo IDs digitais exclusivos a itens do dia a dia, fornecendo transparência de ponta a ponta ao rastrear, armazenar e gerenciar todos os eventos associados a cada indivíduo produto — da fonte ao consumidor e além para permitir a circularidade.



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