A V.tal, empresa de rede neutra de conectividade fim a fim, fechou nos últimos meses contratos com sete provedores regionais de serviços de FTTH (fibra até a casa do cliente) na região Nordeste. Ao todo, provedores representam um mercado de cerca de 3 milhões de residências em 41 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Piauí.

A BK Telecomunicações, que atua em Alagoas e Pernambuco, é um dos clientes que decidiu alugar a infraestrutura de fibra da óptica em vez de construir a sua própria rede. “Nós já vislumbrávamos o modelo de rede neutra e, graças à parceria com a V.tal, conseguiremos antecipar em ao menos três anos nosso objetivo estratégico de alcançar toda a região Nordeste com oferta de Internet de alta velocidade, o que deve se concretizar até o final de 2022. Com a infraestrutura de fibra óptica da V.tal, o Grupo BK conseguirá focar na sua atividade-fim: a entrega das tecnologias que estamos desenvolvendo para a melhoria da educação e segurança na região. Até então, seria necessário construir toda a infraestrutura de comunicação para depois fazer a implantação dos serviços”, diz Welliton Sá, Diretor Executivo da BK Telecomunicações.

A V.tal oferece soluções de rede neutra fim a fim FTTH, além de serviços de atacado, com cobertura no território nacional para atender operadoras e provedores regionais. A empresa possui rede de fibra óptica com cerca de 400 mil km, chegando a 2,3 mil cidades e mais de 15 milhões de casas passadas no Brasil. Entre operadoras nacionais e provedores regionais, a companhia já contabiliza mais de 400 contratos.

A operadora foi criada a partir da separação estrutural dos ativos de infraestrutura de fibra da Oi e, após a conclusão do processo de venda que está em curso, passará a ser controlada pelos Fundos do BTG Pactual.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024