A Huawei inaugurou em Jundiaí, SP, a Huawei Local EMS - Eletronic Manufacturing Service Factory, uma fábrica inteligente de manufatura do Brasil que utiliza 5G em suas aplicações no processo produtivo. O espaço foi equipado com tecnologias de inteligência artificial, nuvem e IoT - Internet das Coisas, o que aumentou a produtividade.

Foram instaladas 14 antenas de 5G para conectar uma área de 30 mil m², onde são produzidos equipamentos eletrônicos como radiosbase, placas processadoras, placas controladoras, entre outros itens. Toda a linha de produção está conectada à rede e funciona com aplicações baseadas na tecnologia 5G, como câmeras com inteligência artificial embarcada e óculos de realidade aumentada.

Entre as principais novidades da Huawei Local EMS Factory que contribuíram para o aumento da produtividade na fábrica graças à quinta geração de rede móvel, a única que suporta conexão entre máquinas, estão as câmeras com inteligência artificial utilizadas para monitorar a produção e garantir a segurança dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Elas detectam, por exemplo, erros na linha de montagem e a presença de pessoas não autorizadas, ou sem os EPIs - equipamentos de proteção adequados. Todos os dados de produção são coletados e analisados na nuvem, o que reduz o tempo das análises de qualidade e aumenta a eficiência e a confiabilidade dos testes de produtos.

O uso de realidade aumentada é outra vantagem tecnológica utilizada na nova estrutura da Huawei Local EMS Factory. Óculos de realidade aumentada são utilizados pelas equipes para fazer a manutenção das máquinas. Possibilitam fazer um checklist completo dos equipamentos e enviar as informações em tempo real para a central de operações. A implementação da rede 5G também gerou economia de espaço. O modelo de operação deve servir de exemplo para outras fábricas no Brasil e ajudar a impulsionar a indústria 4.0.

A Huawei também tem um centro de distribuição e logística de 22 mil m² localizado em Sorocaba, SP, que recebeu a cobertura de uma rede 5G privada em agosto de 2022, obtida após autorização da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações. São 12 antenas, capazes de conectar até 300 dispositivos inteligentes, como veículos autônomos autoguiados, empilhadeiras autônomas, câmeras com inteligência artificial e dispositivos de radiofrequência. Desde então, tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos passaram a ser executados por robôs autônomos, o que ocasionou um ganho de 25% na eficiência da operação e uma diminuição do ciclo de produção de 17 para 7 horas.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024