O Santuário Nacional de Aparecida recebe cerca de 12 milhões de devotos todos os anos para visitar a imagem da padroeira do Brasil. Com cerca de 1,3 milhão de m², o local conta com um projeto que integra a tecnologia das imagens em alta definição das câmeras da Axis Communications em uma única plataforma da Milestone Systems.

O projeto de videomonitoramento começou em 2012 para o Hotel Rainha do Brasil, que fica a 700 m do Santuário Nacional. A partir de 2013, foi ampliado e se estendeu para a Basílica e, na sequência, para todo o local. Hoje, o Memorial da Devoção à Nossa Senhora Aparecida e o Caminho do Rosário, além do próprio circuito de visitação à cúpula da Basílica, também contam com o apoio das imagens.

“Com a ampliação do número de câmeras, foi necessário rever o projeto e a opção da diretoria do Santuário, orientada pelo integrador, foi buscar uma plataforma única capaz de integrar a gestão de imagens das 399 câmeras (do Rainha Hotéis e das dependências do Santuário) ao centro de controle que temos aqui”, explica Luisa Vieira, gerente de TI do Santuário.

Para unificar o sistema e melhorar o fluxo de informações enviadas à central de monitoramento, o integrador do projeto, SilliS - Security Intelligence, sugeriu a implementação de uma plataforma mais robusta. A escolhida foi a X-Protect Corporate, da Milestone Systems. A solução possibilitou utilizar funções que melhoraram a rotina do videomonitoramento no Santuário, além da economia de banda larga do sistema que é integrado ao data center local através de uma conexão por fibra óptica.

Além das diversas funcionalidades para garantir a segurança dos visitantes, as câmeras são utilizadas para realizar o streaming ao vivo pela Internet das missas para a programação da TV Aparecida, portal e app. Tudo é feito com a ajuda do AXIS Streaming Assistent, que realiza a integração dos modelos de câmeras compatíveis com a aplicação de streaming via vídeo e áudio.

No Santuário, cinco câmeras Axis P13 foram disponibilizadas para a transmissão de seis canais ao vivo, além da programação da TV, em tempo real pela Internet de locais como o altar central, capelas, nicho de Nossa Senhora e passarela da fé. “Esses modelos foram escolhidos para a transmissão ao vivo na Internet devido à possibilidade de utilizar lentes de 50 mm. Por conta da pandemia, o acesso remoto cresceu muito, com milhares de fiéis acompanhando as imagens do Santuário através de aplicativos ou online”, explica Luisa.

Ao ser instalado, o aplicativo faz uma varredura para detectar automaticamente os equipamentos da Axis que estão em rede. Integrado com a funcionalidade de Zipstream, o Axis Streaming Assistent permite enviar os dados de áudio e vídeo com uma taxa de bits minimizada, ou seja, é possível economizar a transmissão de dados em uma rede e melhorar a transmissão de áudio e vídeo via streaming.

O monitoramento é realizado por uma central instalada dentro do Santuário. A supervisão é complementada por uma outra unidade que fica dentro do Rainha Hotéis, com monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana. Um storage de 500 TB é utilizado para armazenar as imagens e o Milestone Corporate, programado para trabalhar com 40 modelos diferentes de câmeras Axis, se encarrega de gerenciar as imagens.

“A possibilidade de ter equipamentos com tecnologia IP integrados facilita as tarefas do dia a dia, como a manutenção remota, integração de sistemas, trabalho multiplataformas e convergência para um único canal. Com o trabalho conjunto da Axis e da Milestone na central de monitoramento, conseguimos detectar problemas com facilidade e coordenar reações. A unificação dos sistemas em uma plataforma única era o que faltava para deixar a parceria perfeita”, finaliza Luisa.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024