A Univali - Universidade do Vale do Itajaí, SC, ampliou a cobertura de sua rede, que antes atendia somente alguns ambientes, para todas as salas de aula e áreas estratégicas dos campi sem a necessidade de ampliação da rede cabeada. Com soluções tecnológicas da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, foi possível adotar a modalidade híbrida com a transmissão das aulas presenciais para milhares de alunos que não podem ir para a universidade por conta da pandemia.

“Cerca de 22 mil pessoas deverão utilizar a nova rede, entre alunos e professores do colégio, graduação, especialização, mestrado e doutorado, além dos funcionários e comunidade. Nossa expectativa é que chegaremos a ter mais de 9 mil acessos simultâneos com o retorno de todos ao presencial”, afirma Rudimar Dazzi, gerente de TI da Univali.

A cobertura com visibilidade da rede, melhor qualidade de acesso e comunicação permite transmissões síncronas e atividades online durante as aulas, atendendo toda a comunidade acadêmica. “Com a implementação dos softwares Aruba AirWave e IMC, passamos a contar com um monitoramento e gerenciamento de rede que não possuíamos antes. Além disso, com o Aruba ClearPass, foi possível oferecer acesso seguro aos nossos usuários, principalmente aos visitantes, tendo em vista que somos uma instituição comunitária”, destaca.

Segundo Edson Zucki, gerente de contas da Sercompe, empresa que realizou a implementação, também fazem parte da nova rede as soluções Wi-Fi 6 do Aruba Instant, com gerenciamento ativo por controladora virtual, além de core data center com o Aruba CX 8400 e switches de acesso Aruba 2930F. Em cada bloco dos campi, existe um cluster de 150 APs – pontos de acesso gerenciados por uma controladora virtual que é executada dentro de um desses APs. Caso este seja desligado, o bloco conta com outras 149 controladoras virtuais de backup para que, de forma automática e sem interferência para os usuários, uma outra assuma a operação e orquestração do cluster.

“Todas as controladoras virtuais ativas dos blocos são gerenciadas de forma centralizada pelo AirWave, que armazena as informações da topologia em tempo real, com uma retenção de logs bastante ampla. Já o ClearPass foi configurado para identificar todo e qualquer dispositivo que faça uso da topologia wireless e wired, criando um inventário que ajuda a entender como a infraestrutura é usada. A integração com os serviços de diretórios (Microsoft Active Directory) e banco de dados proporcionou o controle de acesso adequado para distribuir cada aluno, colaborador ou visitante ao segmento de rede destinado a ele”, explica Zucki.

Grande parte dos switches já estão interligados ao novo data center por uplinks 10 Gbit/s e os demais estão preparados para isso assim que a infraestrutura óptica da Univali for atualizada. O CX 8400 conta com redundância de gerenciamento, alimentação e refrigeração, entregando um ambiente LAN de data center resiliente e altamente disponível. E a arquitetura é totalmente distribuída e de alta velocidade com capacidade de switching de até 19,2 Tbit/s com até 7,142 bilhões de pacotes por segundo para taxa de transferência. Todo o switching e o roteamento são realizados de forma distribuída nos módulos de E/S para atender às demandas de aplicativos que fazem uso intenso da largura de banda hoje e no futuro.

“A Univali estava em busca de uma solução de conectividade e mobilidade wireless para todos os campi e pudemos entregar uma opção com a mais atual tecnologia Wi-Fi 6, simplicidade na implantação e operação, livre de licenciamentos adicionais ou custos recorrentes com subscrição de serviço, gerenciamento centralizado, retrocompatível com versões anteriores ao Wi-Fi 6, escalabilidade, alta disponibilidade e garantia permanente”, conclui Giovanni Anele, gerente de território da Aruba.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024