Com 14 anos de existência, a FiberX Distribuidora, empresa com centro administrativo em Itapema, SC, e atuação no segmento de telecomunicações, tem realizado uma “reengenharia” em seus quadros profissionais para valorizar e reforçar a presença feminina em diversos setores.

O processo que busca reconhecer o protagonismo da mulher na área tecnológica começou há pouco tempo, mas traz mudanças importantes no organograma funcional. Atualmente, cinco colaboradoras já ocupam cargos de liderança nos 13 existentes na companhia.

“Em termos quantitativos, pode parecer algo pequeno, mas quando se trabalha cultura organizacional é uma conquista muito grande”, explica a analista de Recursos Humanos, Caroline Sebage Pereira, que responde por um grupo de colaboradores onde apenas 33% são mulheres.

A CFO, Francieli Dela Giustina (foto), destaca a importância de se dar o primeiro passo no sentido da mudança. Segundo ela, dentro do universo da tecnologia “o maior desafio é quebrar o tabu de que mulher não entende do assunto e mostrar que consegue ter a mesma qualidade de trabalho que um homem”.

Há mais de 15 anos atuando em diversos segmentos da área da tecnologia, a coordenadora de marketing da FiberX, Gizele Estácio, observa que a área é estimulante por permitir o contato direto com a inovação. “O segmento de modo geral é muito masculino, mas aqui percebemos espaço e confiança no trabalho das mulheres que, assim como os demais profissionais da organização, precisam estar atualizados”, relata. Com a chegada do 5G, novas carreiras femininas devem ser alavancadas positivamente.

A busca pela equidade de gêneros passa pela cultura organizacional e uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte denota isso. O estudo abordou 8 mil empresas de 66 países e demonstrou que apenas 16,9% dos cargos de liderança no mundo são ocupados por mulheres. Nesse ranking, apresentado no segundo semestre de 2020, o Brasil ocupava o 38º lugar, com apenas 8,6% de postos executivos exercidos por mulheres.

Foto: Pixabay



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024