De acordo com a Saúde Digital Brasil - Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, a telemedicina cresceu 316% durante o período de pandemia. Com o avanço da variante Ômicron, a demanda pelos serviços disparou, o que abre uma boa oportunidade de negócios e geração de receita para os provedores de Internet. A IXER, intermediadora de benefícios voltados para a saúde, proteção e bem-estar familiar, oferece serviços de telemedicina como SVA - serviço de valor agregado, que roda na plataforma Conecta IXER.

“A procura pelos provedores cresceu de forma significativa no último ano”, diz Edgar Tressoldi (foto), diretor executivo da IXER responsável pelo segmento de SVA. Ele lembra que a maioria dos assinantes dos provedores não tem plano de saúde. Além de possibilitar o acesso a especialistas a qualquer hora, sem locomoções desnecessárias das famílias, o atendimento médico remoto reduz os riscos de contaminação em clínicas e hospitais lotados. “A telemedicina tem evoluído muito em vários domínios da assistência médica, permitindo cuidados de alta qualidade que transcendem os obstáculos da distância geográfica, falta de acesso a profissionais de saúde e custos”, diz.

No Brasil, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina, de acordo com dados divulgados este ano pela Saúde Digital Brasil. A demanda por atendimento remoto para casos de Influenza e Covid-19 dobra a cada 36 horas.

Esse número vem crescendo, principalmente, depois da aprovação da Lei nº 13.989/20, que regulamentou a telemedicina no país.  A regulamentação atual permite a prescrição de medicamentos, solicitação de exames, atestados e relatórios.

Cerca de 80% da população brasileira depende exclusivamente do SUS. “As estatísticas mostram que 90% dos casos médicos são resolvidos remotamente”, diz.

As consultas na plataforma da Conecta IXER partem de R$ 75 (preço de uma consulta popular) e são pagas pelo cliente somente quando utilizadas. Podem ainda ser parceladas no cartão de crédito ou boleto bancário, com direito ao retorno sem custo adicional. “A consulta tem a mesma qualidade de uma consulta presencial, sem tempo máximo ou pressa por conta dos médicos, o atendimento e os médicos são de excelente nível”, diz Tressoldi. Após a consulta, o paciente recebe o pedido médico de exames com validade nacional. Todos os serviços contratados com a IXER incluem o seguro com valores de R$ 5 mil a R$ 30 mil por morte acidental do titular. “Temos parceria com a Previsul, seguradora da Caixa Econômica Federal e com 114 anos de mercado”, diz.

Para atender os provedores, a IXER atua em parceria com a Campsoft, empresa que oferece um hub de serviços digitais relacionados a entretenimento, educação, cultura e esportes, como música, clube de vantagens, revistas e audiobooks, além da telemedicina.

“A procura pela telemedicina virou algo recorrente pelos nossos clientes e parceiros. Isso é um reflexo do que estamos vivendo hoje. Filas de espera, hospitais lotados, falta de flexibilidade ou de médicos disponíveis, ninguém gosta dessa espera incansável. Por isso a telemedicina está se tornando essencial. É natural que exista uma resistência do consumidor frente aos inúmeros aplicativos de baixa qualidade hoje no mercado, mas, com a IXER, enxergamos um atendimento 100% especializado para que o assinante receba qualidade para sua vida e de seus familiares dentro de uma única solução”, diz Guilherme Lobo, cofundador da Campsoft.

Além de se diferenciar em relação à concorrência, pela ampla variedade de recursos disponíveis, com os novos serviços o provedor pode aumentar o tíquete médio por assinante. Se forem oferecidos como SVAs, dentro do pacote de banda larga, sem custo adicional para o consumidor, a redução fiscal chega a 40%, devido à isenção de ICMS, conforme Estado.



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