A Dahua Technologyespecialista em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, irá fornecer o sistema integrado de monitoramento veicular para o programa “Cerco Inteligente”, do estado do Espírito Santo, que visa otimizar as fiscalizações fazendárias, ambientais, de trânsito e de segurança pública.

A primeira fase acaba de entrar em funcionamento com 17 pontos localizados na Grande Vitória. Até dezembro a solução será implementada em todo o estado. No total, são 290 pontos de fiscalização com 1160 câmeras nas rodovias da região metropolitana da grande Vitória e divisas do Estado, onde também estão sendo instaladas 90 balanças eletrônicas de pesagem em movimento. 

“Com equipamentos de última geração e uso intensivo de inteligência artificial e big data, a solução vai ajudar a combater a sonegação de impostos, as fraudes fiscais, os crimes ambientais, a circulação de veículos irregulares, as infrações de trânsito e os furtos e roubos de veículos nas rodovias estaduais e demais vias públicas”, explica Lucas Kubaski, diretor de soluções da Dahua Technology.

O sistema completo é composto por três módulos principais, que trabalham de maneira integrada para entregar relatórios, dashboards, ferramentas de pesquisa de imagens e vídeos, além de ferramentas de investigação. São eles: software de big data com inteligência artificial; pontos de coleta de imagens, com câmeras de leitura de placas de veículos e balanças de pesagem em movimento.

Os equipamentos classificam, contam e registram a placa, cor, marca, velocidade e o peso total e por eixo de todos os veículos que trafegam no Estado, até 200 quilômetros por hora, e alimentam a plataforma de big data DSS City, fornecida pela Dahua Technology. Essa plataforma faz a integração das informações enviadas pelas câmeras e balanças com as bases de dados das organizações participantes do projeto. Por meio de regras de negócio predefinidas, a plataforma é capaz de alertar quando transitarem veículos com restrições judiciais para circulação, trafegando com peso superior ao informado na nota fiscal de transporte, com IPVA ou licenciamento atrasado, placas clonadas e com aferição do tacógrafo vencida.

Entre os benefícios estão o auxílio ao combate da evasão fiscal, o incremento da inteligência para a estratégia da atuação das secretarias envolvidas, a identificação do perfil de tráfego de veículos do estado (como relatórios de origem e destino e tempo médio de percurso entre dois pontos) e a melhor conservação do pavimento por meio da fiscalização do excesso de carga. Vai também possibilitar o cruzamento de dados e informações, contribuindo para o planejamento de políticas públicas para um trânsito com menos acidentes e mortes.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024