São José dos Campos, SP, ganhou cerca de 700 pontos de acesso para a conexão pública à Internet em 2021. A infraestrutura foi implementada pela provedora de serviços AmericaNet, que adotou soluções da CommScope Ruckus para beneficiar mais de 200 mil pessoas. “A cidade é hoje o mais importante projeto de smart city do Brasil, com uso de alta tecnologia para áreas como educação, segurança e administração pública”, explica Eduardo Vale, CTO da AmericaNet. 

Entre os equipamentos utilizados no projeto estão antenas integradas, controladores virtuais SmartZone e pontos de acesso Wi-Fi modelo Ruckus T310 em ambientes externos, e Ruckus R510 (maior densidade) e R310 (menor densidade), em ambientes internos.

Além dos pontos de acesso Wi-Fi da CommScope Ruckus, a AmericaNet leva a interconexão com a Internet através de sua rede aos principais centros urbanos do estado, juntamente com a infraestrutura necessária para a interconexão e estabilidade energética.

“A CommScope Ruckus contribui com o time da AmericaNet com soluções para controle, gestão e análise de dados do ambiente de Wi-Fi, que simplificam a operação em larga escala e melhoram o desempenho como um todo, além de fornecerem dados essenciais para a operação da rede e gestores públicos”, explica Gustavo Barros, gerente de soluções de Entreprise Ruckus da CommScope.

A parceria entre AmericaNet e a CommScope começou em 2017. No caso de São José dos Campos, o município será o primeiro no Brasil a ser certificado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas como Cidade Inteligente, de acordo com três normas internacionais, sendo que apenas 79 cidades no mundo possuem essa alcunha. O processo de certificação está sendo desenvolvido pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos e faz parte do projeto piloto de certificação, que terá a metodologia testada e ajustada nos próximos meses. A AmericaNet implementou toda uma infraestrutura de câmeras com analytics, redes MPLS, Internet de alta velocidade, Wi-Fi outdoor e nas escolas.

Segundo Barros, na retomada da normalidade pós-pandemia, a oferta de acesso ao Wi-Fi público terá um impacto ainda mais positivo e deverá ganhar atenção especial dos prefeitos que tomaram posse em 2020, por se tratar de uma necessidade objetiva das populações. “Com a crescente demanda por teleducação e negócios digitais, um número cada vez maior de cidades adotará o serviço de Wi-Fi público”, projeta.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024