A Kuka Roboter, fabricante alemã de robôs com subsidiária em São Bernardo do Campo (SP), desenvolveu uma série de equipamentos projetados para ambientes e linhas de produção que necessitem manter um alto nível de higiene, como salas limpas, por exemplo.
A companhia iniciou este ano com o lançamento da sua linha Kuka HO (Hygienic Oil) – que utiliza lubrificantes NSF H1 – destinada para aplicações com potencial contato acidental com alimentos in natura e/ou já processados. A lubrificação dos robôs que compõem essa linha é feita tanto nos eixos quanto nos cabos de energia.
Segundo informações da empresa, os novos robôs com a categoria Hygienic Oil abrangem as famílias KR Agilus, KR Cybertech e KR Cybertech nano, KR Iontec, KR Quantec e KR Quantec PA, o que possibilita a manipulação de cargas úteis entre 6 e 240 kg e alcances de trabalho de 900 a 3.200 mm. Além disso, contam com um design desenvolvido para facilitar a descontaminação e possuem proteção IP 67 em seu manípulo, permitindo o seu uso em áreas limpas.
Eem 2021 a Kuka lançou no Brasil o robô higiênico Delta HM (Hygienic Machine) desenvolvido particularmente para o manuseio de pequenas peças e para áreas higienicamente sensíveis, sendo ideal para as funções de manipulação em geral e aplicações de pick and place de alta velocidade. Ele também possui certificação IP 67, contra pó e umidade, e pode ser higienizado sob alta pressão, com produtos de limpeza alcalinos ou ácidos, além de possuir certificações internacionais.
(Foto: Kuka Roboter)
Conteúdo relacionado:
Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes
Investimento em projetos de indústria 4.0
Mais Notícias RTI
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025