Desde o início de suas operações, em 2013, a TG Core Asset, gestora de recursos independente com foco no mercado imobiliário, utilizava cabeamento metálico em sua infraestrutura de redes. Entretanto, nos últimos anos, a empresa vinha percebendo a necessidade de se tornar mais tecnológica para aumentar a competitividade e tornar sua conexão ainda mais segura.

Foi então que a TG Core decidiu buscar um parceiro para investir em uma solução de fibra óptica. O fornecedor escolhido foi a Horus Distribuidora, que apoiou a companhia na implementação do Laserway, da Furukawa. Baseada na tecnologia GPON, a solução proporciona conectividade IP e convergência de serviços aos diversos ambientes de cabeamento estruturado, combinando rede óptica passiva com equipamentos cujo objetivo é facilitar a instalação e modularidade, além de reduzir a infraestrutura.

“Iniciamos o projeto com o conceito de conversão, migrando a rede tradicional de cabeamento metálico para a solução Laserway. Preparamos o treinamento de toda a equipe e apresentamos para a TG Core, a fim de que todos ficassem a par do projeto futurístico que estaria por vir”, destaca Tarcísio Dário, diretor-executivo da Horus.

Para adaptar-se aos distintos cenários de redes em novos ambientes e já existentes, a solução foi instalada utilizando cabos ópticos pré-conectorizados, o que reduz o tempo despendido com fusões em campo. “A maior vantagem percebida pelos usuários foi a velocidade. Não há como comparar com a estrutura anterior”, afirma Rodrigo Bessa, responsável técnico de TI da TG Core. Além disso, ele destaca o fato de a solução Laserway não necessitar de refrigeração, não utilizar energia elétrica e garantir a economia de espaço e de custos operacionais. Segundo ele, desde o início do projeto, a TG Core contou com o apoio integral do time de engenharia da Horus e da Furukawa, que trabalharam em parceria com o time de TI da empresa para obter os melhores resultados.



Mais Notícias RTI



Uberlândia atrai investimento bilionário com data center de IA

Norte‑americana RT‑One escolheu Uberlândia para instalar o primeiro data center especializado em Inteligência Artificial do Sudeste.

14/07/2025


Câmara aprova aumento de pena para furto de cabos de energia e telecom

Projeto de Lei foi aprovado no dia 8 de julho.

14/07/2025


Ascenty anuncia construção de um novo data center em São Paulo

Com investimento de R$ 300 milhões, empreendimento fará parte de complexo tecnológico de 40 mil m2 na Grande São Paulo.

14/07/2025