A Artliber Editora lançou a primeira edição do livro Pequeno manual do náilon, de autoria de Marcos Araújo, Waldir Ferro, Hélio Wiebeck, Heloísa Zen e Giovanni Pioltini, que contempla os conceitos, características e processos dos mais diversos tipos de poliamidas disponíveis no mercado.

 

A obra traz informações completas sobre as propriedades específicas das poliamidas mais conhecidas, tais como a PA6 e PA66, além de outros polímeros da mesma família, como a 11, 12, 46, 610, MXD6, 6-3-T e 56.

 

Dividido em 10 capítulos, o livro expõe também informações completas sobre a aditivação de poliamidas (com agentes lubrificantes, desmoldantes, nucleantes, expansores e antioxidantes, entre outros) e sobre seus tipos de degradação (térmica, fotooxidativa, hidrolítica, induzida por metal). Além disso, são tratados detalhes do processamento por injeção desse material como a secagem, perfil de temperatura do cilindro, temperatura do bico no maquinário, contração e condições de moldagem.

 

O Pequeno manual do náilon contém 216 páginas, possui diversos gráficos e tabelas e aborda possíveis soluções para alguns típicos problemas de processo. No apêndice, uma tabela apresenta a identificação das poliamidas. O livro está disponível para compra, na versão física, no site da editora (www.artliber.com.br) pelo preço sugerido de R$ 86,00.

(Foto: Artliber Editora)



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025