A Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações apresentou na Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações uma denúncia contra o projeto piloto para o compartilhamento de postes elaborado em conjunto pela operadora de redes neutras Ufinet e a concessionária de energia Enel. Segundo a associação, o projeto, que visa estudar novas soluções para o compartilhamento de postes na cidade de São Paulo, fere os princípios de isonomia e competitividade do mercado de telecomunicações.

O ordenamento dos postes é muito importante para o setor e a Abrint defende novas regras de compartilhamento dessas infraestruturas. “Contudo, não podemos aceitar posturas oportunistas para pressionar provedores a contratarem uma suposta rede neutra. Por isso, pedimos à Anatel que tome as devidas providências para suspender o projeto piloto”, defende Alessandra Lugato, diretora-executiva da Abrint.

O processo corre na Anatel e a Abrint vai monitorar o assunto junto ao órgão regulador. “Estamos vigilantes. O projeto afronta a legislação vigente, as regras de compartilhamento de infraestrutura e os princípios de isonomia e competitividade, o que pode acarretar inúmeros conflitos com os provedores e enorme prejuízo ao mercado de telecomunicações e a toda a sociedade”, conclui Alessandra.

A Enel é uma das acionistas da Ufinet, uma operadora atacadista de telecomunicações, com 75 mil km de fibra óptica em 18 países da América Latina, há 23 anos no mercado. Chegou no Brasil em 2019, quando adquiriu a Netell, de São Paulo. Mais recentemente, comprou a NB Telecom, do Rio de Janeiro. Além da atuação como carrier de carrier, a empresa estruturou uma outra área de negócios para oferta de rede GPON neutra a empresas que queiram atender assinantes com serviços FTTH. Lançado em março de 2021, o serviço tem como área inicial de cobertura as 24 cidades da Grande São Paulo. Começou por Osasco, com 50 mil HP, e hoje os municípios do ABCD estão em fase de implantação, em um projeto de 700 mil HP.



Mais Notícias RTI



Master quer comprar provedores para dobrar base de acessos

Foco são operações até 15 mil assinantes.

23/05/2022


Banrisul inaugura data center em Porto Alegre

Estrutura é o primeiro Tier 3 em operação no Rio Grande do Sul.

24/05/2022


ITTV busca parcerias com provedores

O objetivo é oferecer capacidade de oferta de mais de 100 canais lineares de TV, programas adultos e infantis, documentários, noticiários, esportes, séries e filmes.

24/05/2022