A Scala Data Centers, plataforma de data centers hiperescaláveis sustentáveis, fundada pela DigitalBridge, holding de investimento em infraestrutura digital, avança a etapa de construção de dois novos data centers no país, SP4 e SP5, localizados no complexo da companhia em Tamboré, SP.

Com capacidade total de 18 MW, o SP4 será seu maior data center vertical da América Latina e nasce 100% dedicado e vendido ao mercado hyperscaler. Já SP5 dispõe de uma capacidade total de 9 MW. Previstos para iniciar as operações em abril e setembro de 2022, respectivamente, SP4 e SP5 estão inseridos na estratégia de campus da Scala, que consiste em infraestruturas de classe mundial em engenharia e operações para acomodar o crescimento do ambiente de TI dos clientes, em cenários de 10 a 15 anos, com opção de customização e registro comprovado de entrega e disponibilidade. Caracterizado pela neutralidade de rede, o campus da Scala oferece alta conectividade, ampla abordagem de operadoras, oferta de fibra apagada em rotas distintas e infraestrutura subterrânea no condomínio.

O SP4 e SP5 estão sendo construídos sob a gestão do CoE - Centro de Excelência em Engenharia, responsável por toda a cadeia de design e construção dos data centers da companhia, o que traz mais controle, visibilidade aos projetos e ganho de escala. Nesse sentido, dispõem de uma nova atuação logística e de distribuição, que privilegia a aquisição de equipamentos críticos, como chillers e geradores, de maneira antecipada e conjunta.

Assim como SP3, inaugurado no complexo de Tamboré em agosto de 2021, os projetos de SP4 e SP5 estão em linha com as especificações da certificação ANSI/TIA 942-B rated 3, que atesta parâmetros de elétrica, mecânica, telecom, arquitetura e segurança para a construção e o design de data centers.

A construção do SP4 e SP5 segue os parâmetros da certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. No quesito energético, têm garantido 100% de energia renovável e certificada, acordada por meio de contratos estratégicos e de longo prazo.

Além dos investimentos em curso, a Scala tem planejado a construção de SP6, no complexo de Tamboré, e novos campi em Campinas e Jundiaí, SP, que somarão uma capacidade total da ordem de 300 MW.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

15/09/2025