A Intelbras está desenvolvendo, em parceria com a Qualcomm Technologies, uma CPE 5G para casas, empresas e indústrias. Com previsão de lançamento comercial no segundo semestre de 2022, o produto fornece conectividade de alta qualidade, velocidade e latência semelhantes à fibra óptica, sem a necessidade de cabeamento e instalação na última milha. Os investimentos totais são da ordem de R$ 150 milhões nos próximos cinco anos para contratação de cerca de 200 colaboradores, aquisição de maquinários e ampliação de infraestrutura. Os equipamentos serão produzidos na sede em São José, SC.

“Esta é a primeira CPE 5G 100% fabricada no Brasil”, diz Renan Antoniolli, Especialista de Negócios 5G da Intelbras. O equipamento trabalha com as frequências (700 MHz, 2,3 GHz e 3,5 GHz) e futuramente a linha incluirá produtos “mmWave”, de 26 GHz. “Vamos ter um portfólio completo de produtos focados em 5G, produtos para redes privadas, small cells, rádios e antenas. A médio e longo prazos teremos uma solução fim a fim”, afirma o executivo.

Segundo ele, para usar a CPE 5G, basta o usuário ter cobertura da operadora para receber o sinal com alta capacidade (acima de 1 Gbit/s). Um roteador WiFi 6 já vem junto no equipamento, podendo criar uma rede mesh e ampliar a cobertura. A rede suporta até oito extensores WiFi6, que conectam mais de mais de 200 dispositivos dentro de casa ou da empresa.

Com alta capacidade de transmissão, o 5G permite atender até 1 milhão de dispositivos por km2, com reduzida latência, possibilitando aplicações como carros autônomos, drones e medicina 4.0. Em locais já supridos com fibra óptica, a tecnologia 5G poderá funcionar como um complemento de acesso. “É possível conectar a ONU da fibra na CPE, via Ethernet, sem nenhum tipo de interferência de sinal, e o cliente terá os dois tipos de tecnologia, garantindo redundância na conexão à Internet”, diz Antoniolli. O modelo de negócios será definido por cada operadora.

“Temos expertise para desenvolver e fabricar produtos de qualidade. Nossa marca está presente em 98% dos municípios brasileiros com potencial de consumo eletrônico e somos reconhecidos pelo amplo atendimento ao cliente”, explica. “Temos um relacionamento longo e próximo com os provedores de Internet e operadoras de telefonia. Tudo isso vai facilitar a massificação da tecnologia 5G no país”, finaliza.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024