À medida que os dispositivos IoT – Internet das Coisas vão ganhando espaço no cotidiano, mais a realidade se torna dependente deles. Como consequência, o número de ataques cibernéticos dispara. O IDC aponta que o Brasil tem cerca de 300 milhões de equipamentos que atuam integrados a softwares, sensores e outras tecnologias que conectam e trocam dados pela Internet. Atenta a essa realidade, a BluePex Cybersecurity desenvolveu uma atualização em sua plataforma Cloud Suíte, que incorpora monitoramento de smart devices IoT.

Agora, a plataforma BluePex Cloud Suíte, além do monitoramento de dispositivos de rede, também gerencia equipamentos IoT, seja pelo protocolo SNMP ou via endpoints que possam vir a ser instalados em gateways ou dispositivos do tipo. “No caso do SNMP a empresa pode inclusive auxiliar na confecção dos respectivos MIB caso não tenha”, explica Jefferson Penteado, CEO da BluePex Cybersecurity.

Como se sabe, o uso desses dispositivos pode ir desde tarefas domésticas a ferramentas industriais sofisticadas, como sensores de agricultura e equipamentos industriais. Uma das vantagens do modelo proposto pela BluePex é poder acompanhar, por meio um único painel, todo o ambiente de infraestrutura de uma empresa, filiais ou plantas, sem precisar de outras soluções.

“O ambiente agora passa a ser totalmente heterogêneo, descentralizado e com mais itens a serem monitorados, que podem passar da casa dos milhões de dispositivos, criando um ambiente desafiador, principalmente na segurança. Conhecer o local que está sendo monitorado é uma das primeiras diretrizes composta no Framework ITIL”, finaliza Penteado.



Mais Notícias RTI



Governo de Minas Gerais atrai R$ 23 milhões para data center em Varginha

Empresa de tecnologia Sourei vai ampliar sua operação com nova estrutura modular.

11/08/2025


Banpará avança na construção de novo data center

Equipamento deve ser entregue ainda este ano.

11/08/2025


Anatel aprova novas regras para certificação de produtos

Marketplaces, equipamentos recondicionados e data centers entram no radar regulatório.

11/08/2025