À medida que os dispositivos IoT – Internet das Coisas vão ganhando espaço no cotidiano, mais a realidade se torna dependente deles. Como consequência, o número de ataques cibernéticos dispara. O IDC aponta que o Brasil tem cerca de 300 milhões de equipamentos que atuam integrados a softwares, sensores e outras tecnologias que conectam e trocam dados pela Internet. Atenta a essa realidade, a BluePex Cybersecurity desenvolveu uma atualização em sua plataforma Cloud Suíte, que incorpora monitoramento de smart devices IoT.

Agora, a plataforma BluePex Cloud Suíte, além do monitoramento de dispositivos de rede, também gerencia equipamentos IoT, seja pelo protocolo SNMP ou via endpoints que possam vir a ser instalados em gateways ou dispositivos do tipo. “No caso do SNMP a empresa pode inclusive auxiliar na confecção dos respectivos MIB caso não tenha”, explica Jefferson Penteado, CEO da BluePex Cybersecurity.

Como se sabe, o uso desses dispositivos pode ir desde tarefas domésticas a ferramentas industriais sofisticadas, como sensores de agricultura e equipamentos industriais. Uma das vantagens do modelo proposto pela BluePex é poder acompanhar, por meio um único painel, todo o ambiente de infraestrutura de uma empresa, filiais ou plantas, sem precisar de outras soluções.

“O ambiente agora passa a ser totalmente heterogêneo, descentralizado e com mais itens a serem monitorados, que podem passar da casa dos milhões de dispositivos, criando um ambiente desafiador, principalmente na segurança. Conhecer o local que está sendo monitorado é uma das primeiras diretrizes composta no Framework ITIL”, finaliza Penteado.



Mais Notícias RTI



Supermicro apresenta nova linha de soluções para infraestruturas de data center

Solução combina computação, rede, energia, resfriamento, software de gestão e serviços especializados.

19/10/2025


Prodest aumenta capacidade da rede de fibra óptica do governo do Estado do Espírito Santo

Rede governamental conta com mais de 1000 pontos ativados.

19/10/2025