A Linx, desenvolvedora de tecnologias para o varejo, divulgou uma análise sobre o número de ameaças virtuais recebidas pelo setor e bloqueadas por seus sistemas. De acordo com o levantamento, mais de 100 milhões de tentativas de ataque foram interceptadas entre janeiro e março deste ano.

A pesquisa monitorou investidas a segmentos do varejo de moda, postos, big retails, farmácias, food services e automotivo. Segundo o levantamento, o aumento do consumo online durante a pandemia do Covid-19 e a transformação digital estão entre os motivos apontados para o aumento na quantidade de ameaças virtuais.

“Isso não quer dizer que a transformação digital seja algo ruim para o varejo, pelo contrário. Ela de fato precisa continuar acontecendo e, mais do que nunca, contar com sistemas de gestão capazes de identificar os ataques e bloqueá-los antes de causarem prejuízos aos lojistas”, explica Ricardo Pinho, diretor executivo da Linx Bridge, vertical da Linx responsável por ofertas de conectividade e segurança cibernética.

Os vírus mais utilizados foram o WannaCry e Spyeye. Em virtude do distanciamento social, os  ataques se concentraram em verticais vinculadas a serviços considerados essenciais, como postos de combustíveis, com 70%, e food service, com 24%. Na sequência aparecem moda, com 5%, e outros setores com menos de 1% cada.



Mais Notícias RTI



Abrintel alerta para avanço do “sequestro” de torres no Rio de Janeiro

Entidade afirma que 59 sites de telefonia móvel já enfrentam restrições de acesso impostas pelo crime organizado.

12/05/2026


Velox aposta em atendimento terceirizado e humanizado para ampliar suporte a provedores

Empresa reforça atuação com operações 24 horas, suporte técnico e contact center personalizado.

12/05/2026


DPR destaca novas soluções em fibra e lança campanha para redução de preços na Abrint 2026

Empresa aposta em lançamentos para redes ópticas, campanha comercial e expansão em data centers.

11/05/2026