Como as empresas de Internet podem saber se um site, serviços de e-mail e de conexão oferecidos ou contratados adotam as melhores práticas de segurança? Basta usar o TOP (Teste Os Padrões), a nova ferramenta, on-line e gratuita, desenvolvida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e disponível em https://top.nic.br/. O TOP analisa se esses serviços estão aderentes aos parâmetros técnicos internacionais mais modernos, que aumentam a confiabilidade e permitem o crescimento da rede. Após as verificações, a ferramenta fornece um diagnóstico detalhado, além de orientações sobre quais medidas podem ser tomadas caso a empresa precise melhorar os serviços oferecidos.

“Ao fazer os testes, o profissional consegue detectar rapidamente o que precisa ser ajustado e aprimorar o serviço. A ideia é que o TOP, que foi adaptado de uma iniciativa da holandesa Internet Standards Platform, também seja utilizado, em um segundo momento, pelos usuários em geral”, comenta Gilberto Zorello, coordenador de Projetos do NIC.br e um dos responsáveis pela implantação da ferramenta.

No teste de sites, é possível identificar se são acessíveis via IPv6, se os nomes dos domínios são assinados, se a conexão é confiável e se as opções de segurança de aplicação estão configuradas. O mesmo ocorre com a opção que testa serviços de e-mails, que também mostra se há proteção contra phishing. Já para os serviços de conexão, a ferramenta avalia se a operadora ou o provedor de Internet, por exemplo, já aderiu ao IPv6 e usa DNSSEC, que assegura o conteúdo do DNS, prevenindo ataques como roubo de informações de terceiros ou alteração de dados em compras eletrônicas.

Nas três possibilidades de testes, o diagnóstico é apresentado com recomendações sobre o que deve ser feito para melhorar os serviços oferecidos. A ferramenta disponibiliza, ainda, um link permanente do resultado, além de uma pontuação, que pode chegar até 100%. Quanto maior a classificação recebida com o teste, maior é a aderência das empresas aos padrões técnicos da Internet.

“Quando o assunto é segurança, nada se resolve plenamente, porque os atacantes estão trabalhando o tempo todo. Mas é importante enfatizar que as melhores práticas foram pensadas para dificultar o trabalho deles e elas são, sem dúvida, efetivas”, afirma Cristine Hoepers, gerente-geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil do NIC.br.

A ferramenta ainda mostra “quem é TOP”, ou seja, aqueles que alcançaram 100% nos testes para site, serviços de e-mail ou em ambos. “Os que obtêm essa pontuação nos testes entram na relação de campeões, disponível em https://top.nic.br/halloffame/ . Vale ressaltar que a ferramenta, em nenhum momento, divulga outras notas e informações dos usuários”, informa Zorello.

O TOP oferece, aos que obtiverem a nota máxima, um selo atestando a marca alcançada. No caso de provedores de hospedagem, é necessário ter CNPJ ativo, e nome de domínio próprio com pontuação de 100% nos testes para site e e-mail. Se atender a todos os requisitos, o provedor pode reivindicar o selo de hospedagem, que vai diferenciá-lo no mercado.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024