A Brasil TecPar entrou para o grupo de 610 empresas no mundo (ao lado de gigantes como Google, Microsoft, Facebook, Netflix e Amazon Web Services) e 170 no Brasil (dentre as mais de 8 mil operadoras) que possuem o selo MANRS (Normas de Acordo Mútuo para Segurança de Roteamento, em tradução livre).

Das 170 empresas brasileiras, apenas 85 (incluindo a Brasil TecPar) possuem as quatro certificações possíveis, o que evidencia segurança máxima no encaminhamento de tráfego na Internet e garante o selo Gold. O MANRS é uma iniciativa global apoiada pela ISOC – Internet Society, que visa aumentar a segurança de roteamento na Internet.

Ele é baseado no conceito de manter a rede segura através do controle da origem, ou seja, se cada um enviar para a Internet o que é seu, haverá conformidade dos anúncios de rede e, consequentemente, drasticamente menos problemas. O MANRS automatiza processos como assinatura e validação de rotas, eliminando possíveis erros humanos e tornando os processos mais confiáveis.

“A certificação MANRS é mais um passo no compromisso de colocar a Brasil TecPar entre os líderes do setor, no que diz respeito à segurança e qualidade nas entregas aos nossos clientes”, afirma Julio Cesar Vulherme Ferreira, CTO da Brasil TecPar.

“Estar habilitado significa que os processos internos dos times de operações de redes seguem o padrão de conformidade estabelecido pela ISOC, muito incentivado pelo RegistroBR e pelo comitê BCP - Boas Práticas na Internet. Isso reforça o guideline de governança do grupo através de suas diretorias e traz aos assinantes a tranquilidade de navegação em uma rede bem confirmada, segura e estável”, destaca Daniel Menezes, head de operações de telecom da Brasil TecPar.

Segundo Joéster Brondani, coordenador da CGR - Coordenação de Gerência de Rede da Brasil TecPar, cada vez mais as empresas estão suscetíveis a ataques cibernéticos, o que torna vital reforçar a segurança e poder oferecer isso para os demais usuários dos serviços e das soluções da companhia. “Para receber esse selo, nos quatro quesitos, foi necessário que passássemos por vários testes, correções, avaliações e validações pelo MANRS”, destaca. Dentre os itens verificados e certificados pelo MANRS estão quatro ações: impedir a propagação de informações de roteamento incorretas (dificultar o sequestro de blocos IP e o redirecionamento de tráfego); impedir tráfego com endereços IP de origem falsificados (spoofing); facilitar a comunicação operacional global e a coordenação entre os operadores de rede (permite que equipes de segurança de outras redes avisem caso verifiquem que tráfego malicioso esteja saindo da rede de origem, permitindo a correção); e facilitar a validação de informações de roteamento em escala global.

Além disso, por possuir o selo MANRS, a Brasil TecPar agora tem direito de voto em processos de melhorias no MANRS e eleição de membros do conselho. Foi preparado um manual, o qual será utilizado para que todas as empresas incorporadas ao grupo atendam a esse padrão de segurança de roteamento antes de passarem a utilizar o ASN da Brasil TecPar.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024