Um dos pioneiros na digitalização de processos e abolição do papel em processos judiciais, o TJTO - Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins precisava modernizar sua infraestrutura para atender à demanda por alta disponibilidade da rede distribuída entre fóruns e comarcas. Tendo a segurança de dados como ponto central da estratégia, o TJTO adotou firewalls da SonicWall para proteger o tráfego de dados gerado por 11 mil advogados cadastrados. Os profissionais realizam em média 3 milhões de acessos aos processos por mês, em 39 comarcas. O ambiente atende, também, 3 mil usuários internos.

O ambiente do TJTO é distribuído por todo o Estado do Tocantins e é altamente crítico. Para dar conta desse ecossistema, a solução da SonicWall foi instalada na sede do TJTO, Corregedoria-Geral, Anexos, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e nos fóruns das comarcas, totalizando a proteção das 47 unidades da rede. “Os firewalls da SonicWall são uma solução robusta, preparada para lidar com ameaças atuais e futuras, suportar os volumes exponenciais de processamento e inspecionar todo o tráfego”, afirma Ernandes Rodrigues da Silva, diretor de Tecnologia da Informação do TJTO.

Um dos principais desafios do tribunal era a agilidade na migração dos equipamentos antigos para os novos da SonicWall. A janela de manutenção não poderia atrapalhar a entrada de processos ou paralisar o ecossistema de justiça do Estado. O time de ICT Security do TJTO teve de preparar essa parada com 15 dias de antecedência. De forma surpreendente, a virada da chave – a migração do ambiente antigo para o novo – durou não mais que 30 minutos. Esse sucesso foi possível com o planejamento cuidadoso das etapas anteriores, a dedicação da equipe interna e do time do nosso parceiro de cyber segurança, a CRP Tecnologia, explica Silva. A CRP Tecnologia é parceiro de negócios da SonicWall no Tocantins e atuou em todo o processo de atendimento ao TJTO, desde a fase da RFP até o treinamento dos técnicos na nova plataforma de segurança.

Para dar conta do alto volume de dados, da demanda por novos serviços e da proteção contra as avançadas ameaças virtuais, o TJTO lançou em junho de 2020 uma RFP - Request for Proposal para a escolha de uma nova solução de segurança de rede. A solicitação foi atendida pela CRP Tecnologia, que apresentou a solução de Next Generation Firewall da SonicWall, a qual atendeu todas as especificações dos requisitos de segurança e com menor custo para a administração pública, diz Silva.

O tráfego de dados e imagens do ambiente do TJTO é imenso: neste ano, por exemplo, já foram realizadas mais de 38 mil videoconferências e, desse total, mais de 600 audiências de custódia. O TJTO conta, também, com o “Balcão Virtual”, que atendeu até setembro mais 8870 solicitações via chat. O ambiente é apoiado pela solução SonicWall NSa 6650 em alta disponibilidade, instalada no data center principal, juntamente com o serviço Advanced Gateway Security Suite Bundle para prevenção de ameaças avançadas e o Sandbox (SonicWall Capture ATP) em nuvem. Antes de qualquer download, todos os arquivos passam por filtros para execução controlada fora do ambiente de produção, na nuvem. O download é bloqueado automaticamente caso o arquivo contenha ameaças, explica Silva. A tecnologia da SonicWall consegue detectar ataques zero day, ou seja, eventos baseados em ameaças ainda desconhecidas. Isso colabora com a defesa do ambiente digital do TJTO.

O data center secundário, para contingência e recuperação de desastres, que fica a 10 quilômetros da sede do TJTO, conta com o SonicWALL NSa 3650. As comarcas, por sua vez, receberam o SonicWall TZ 400 interligadas por VPNs, infraestrutura que foi fundamental para apoiar o teletrabalho durante a pandemia.

O TJTO adotou, ainda, o sistema de gerenciamento centralizado SonicWall GMS para ambiente distribuído. Essa plataforma concentra, em um único console, o inventário e a gestão dos equipamentos que estão espalhados em todo o Estado, facilitando o trabalho do time de TI, destaca Alan Zago, gerente comercial da CRP Tecnologia.

Foto: Rondinelli Ribeiro, TJTO



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024