A Havan, com sede em Santa Catarina, uma rede de 164 lojas no país e um centro de distribuição, conta agora com recursos de observabilidade baseados na plataforma de monitoramento de ambientes de TI Datadog. Essa solução de SaaS - Software as a Service na nuvem foi implantada pela Econocom, consultoria especializada em soluções digitais e monitoração.

A rede Havan conta com dois data centers e mais de 500 aplicações rodando em diversos ambientes. “Precisávamos visualizar e acompanhar o comportamento das aplicações em tempo real e obter a visão geral da infraestrutura tecnológica de forma unificada, de modo a prever e corrigir falhas tanto das lojas quanto do e-commerce”, afirma Rodrigo Weber, coordenador de tecnologia da Havan.

A solução Econocom/Datadog monitora, hoje, 100% das aplicações e do ambiente de TI da Havan. “Essa plataforma insere-se numa série de processos que visam a melhoria contínua da experiência do consumidor (CX), correlacionando eventos e dando alertas de performance para que a equipe da área correta seja acionada e solucione o problema”, destaca Weber.

Os ganhos obtidos pela rede de lojas com a adoção da solução foram imediatos: houve queda do tempo médio de resolução de problemas e a consequente melhora da experiência do usuário. A plataforma mede o SLA – acordo de nível de serviço por loja.

No portal de comércio eletrônico, por exemplo, os gestores de TI conseguem identificar o link em que o cliente clicou, o tempo que a página web da Havan levou para processar essa informação, quais servidores e banco de dados foram acionados e qual o tempo de resposta, avaliando a performance da aplicação.

Antes de adotar a plataforma Datadog, a Havan trabalhava com um sistema que monitorava apenas 30% de seu ambiente. Sem visibilidade sobre todo o ambiente, a equipe de TI não conseguia identificar se uma falha vinha do hardware, da rede, do banco de dados ou do aplicativo. Havia uma visão descentralizada e compartimentalizada de cada elemento.

No ano passado, com a proximidade da Black Friday, o time acionou a Econocom para alterar esse quadro. Os consultores ficaram responsáveis pelo projeto, implementação, treinamento da equipe e suporte, implantando a solução de observabilidade da Datadog em pouco mais de um mês, além de desenvolver os dashboards que monitoram todo o ecossistema.

Hoje a equipe obtém informações completas sobre a performance dos sistemas e aciona o time para a correção dos problemas. Isso é feito antes que o consumidor tenha uma experiência negativa na loja ou comprando on-line. “Os serviços providos pela Econocom contribuíram para que a Havan explorasse ao máximo a ferramenta Datadog, ganhando uma visão de 360° e preditiva sobre todos os elementos da TI”, diz Rodrigo Bocchi, CEO da Econocom.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

15/09/2025