A Havan, com sede em Santa Catarina, uma rede de 164 lojas no país e um centro de distribuição, conta agora com recursos de observabilidade baseados na plataforma de monitoramento de ambientes de TI Datadog. Essa solução de SaaS - Software as a Service na nuvem foi implantada pela Econocom, consultoria especializada em soluções digitais e monitoração.

A rede Havan conta com dois data centers e mais de 500 aplicações rodando em diversos ambientes. “Precisávamos visualizar e acompanhar o comportamento das aplicações em tempo real e obter a visão geral da infraestrutura tecnológica de forma unificada, de modo a prever e corrigir falhas tanto das lojas quanto do e-commerce”, afirma Rodrigo Weber, coordenador de tecnologia da Havan.

A solução Econocom/Datadog monitora, hoje, 100% das aplicações e do ambiente de TI da Havan. “Essa plataforma insere-se numa série de processos que visam a melhoria contínua da experiência do consumidor (CX), correlacionando eventos e dando alertas de performance para que a equipe da área correta seja acionada e solucione o problema”, destaca Weber.

Os ganhos obtidos pela rede de lojas com a adoção da solução foram imediatos: houve queda do tempo médio de resolução de problemas e a consequente melhora da experiência do usuário. A plataforma mede o SLA – acordo de nível de serviço por loja.

No portal de comércio eletrônico, por exemplo, os gestores de TI conseguem identificar o link em que o cliente clicou, o tempo que a página web da Havan levou para processar essa informação, quais servidores e banco de dados foram acionados e qual o tempo de resposta, avaliando a performance da aplicação.

Antes de adotar a plataforma Datadog, a Havan trabalhava com um sistema que monitorava apenas 30% de seu ambiente. Sem visibilidade sobre todo o ambiente, a equipe de TI não conseguia identificar se uma falha vinha do hardware, da rede, do banco de dados ou do aplicativo. Havia uma visão descentralizada e compartimentalizada de cada elemento.

No ano passado, com a proximidade da Black Friday, o time acionou a Econocom para alterar esse quadro. Os consultores ficaram responsáveis pelo projeto, implementação, treinamento da equipe e suporte, implantando a solução de observabilidade da Datadog em pouco mais de um mês, além de desenvolver os dashboards que monitoram todo o ecossistema.

Hoje a equipe obtém informações completas sobre a performance dos sistemas e aciona o time para a correção dos problemas. Isso é feito antes que o consumidor tenha uma experiência negativa na loja ou comprando on-line. “Os serviços providos pela Econocom contribuíram para que a Havan explorasse ao máximo a ferramenta Datadog, ganhando uma visão de 360° e preditiva sobre todos os elementos da TI”, diz Rodrigo Bocchi, CEO da Econocom.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024