A TIM e o AgTech Garage reforçam a parceria e abrem uma chamada para projetos voltados para o 5G. Agora, a busca é por startups interessadas em testar as aplicações no laboratório da TIM no Rio de Janeiro, em forma de prova de conceito. O objetivo é avaliar, desde já, aplicações que possam entrar em operação comercial após a viabilidade da rede, em 2022.

Esta é a segunda chamada realizada entre a TIM e o AgTech Garage. Em agosto de 2020, a operadora, através de seu projeto 4G TIM no Campo, buscou soluções de conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Na ocasião, a seleção de projetos contou também com empresas parceiras, como Amaggi, Adecoagro, Jalles Machado e Citrosuco, que contribuíram para avaliar os projetos de acordo com a perspectiva do produtor. Mais de 50 projetos foram enviados e três startups foram selecionadas: Perfect Flight, Adroit Robotics e Tarvos.

A TIM tem quatro projetos piloto em andamento, inclusive para o agronegócio. Todos são relacionados a redes 5G SA, ou Stand Alone, o padrão definido pelo governo federal para implementação de rede, após o leilão de frequências realizado no início de novembro. Em abril, a TIM realizou um teste que atingiu a maior velocidade registrada no país, com equipamentos de rede comercial.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025