CONTEÚDO DE MARCA


Mais do que organizar a disposição de cabos, fios e conectores, o cabeamento estruturado deve ser encarado como uma maneira de dar mais segurança às arquiteturas de redes.

Uma rede mal estruturada pode gerar problemas no tráfego de dados e instabilidade do sinal de internet. Indo mais além, pode sobrecarregar nobreaks, afetar sistemas de segurança eletrônica e mais uma série de situações que frustram usuários e comprometem operações nas empresas, gerando prejuízos que poderiam ser evitados.

Atrelado a isso, estamos vivendo a evolução tecnológica de forma intensa, com mais dispositivos sendo incorporados à rotina em casas e empresas (especialmente os IoT (Internet of Things)). Por tudo isso, realizar o cabeamento estruturado é tão importante e, se você tem interesse no tema, leia o artigo até o final, que foi produzido pela Intelbras.

Cabeamento estruturado como investimento para empresas

Não adianta investir nos melhores produtos de segurança eletrônica, nos roteadores corporativos mais tecnológicos, em sensores e controladores de última geração se a estrutura por trás disso tudo não estiver adequada. Se a estruturação por trás desses equipamentos for deficiente, todo o desempenho deles vai por água abaixo.

As soluções cabeadas são ideais para empresas e condomínios com diversas áreas e que possuem a necessidade de conexão entre si, trocando dados e arquivos com fácil acesso à rede e de forma segura.

Suponha a estrutura de uma empresa de médio porte. Considere os setores administrativos, de vendas, financeiro, comercial e atendimento ao cliente. Para ter um funcionamento pleno, o empreendimento deve contar com um sistema de segurança eletrônica, energia, controle de acesso para áreas restritas e fornecer conexão à internet que fazem o negócio girar.

Agora pense na quantidade de equipamentos, dispositivos e softwares para que toda a operação do dia a dia aconteça: racks de piso, racks de parede em cada setor para divisão da organização, cabos de redes IP para conectar cada equipamento, passivos e conectores ópticos, além de outros fios e fontes necessários.

O cabeamento estruturado dentro de organizações como essa é o que vai garantir que a rede como um todo funcione sem instabilidade, diminua a chance de congestionamento no tráfego de dados e que facilite a inclusão de novos postos de trabalho no sistema.

E quando pensamos nessa padronização, a estrutura organizada e acessível resulta em inúmeros benefícios para os gestores de TI. Com racks promovendo a organização e cabos UTP ou passivos ópticos identificados, fica mais fácil e econômico realizar manutenções preventivas. A vida útil desses produtos também aumenta consideravelmente, o que reflete em menos custos de mão-de-obra, menos trocas no sistema de cabeamento e uma rede ativa e estável por muito mais tempo.

Importante ressaltar que o cabeamento estruturado deve ser realizado de acordo com a norma NBR 14.565, da ABNT. Portanto, é uma atividade que deve ser executada por profissionais capacitados e com experiência. Além disso, devem ser usados produtos adequados, com qualidade e procedência que a Intelbras garante.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024